O CONFLITO NA ATIVIDADE GERENCIAL DO ENFERMEIRO

Autores

  • Eliane Raquel Rieth Benetti Hospital Unimed
  • Raquel Soares Kirchhof UFSM
  • Laura de Azevedo Guido UFSM
  • Adelina Giacomelli Prochnow UFSM
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima UFSM
  • Terezinha Heck Weiller UFSM
  • Soeli Teresinha Guerra UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1099-1102

Resumo

O trabalho do enfermeiro no âmbito gerencial é marcado por importantes avanços e, também por conflitos. Neste contexto, este estudo é produto das discussões e reflexões realizadas na Disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem,do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Enfermagem da UFSM, no primeiro semestre de 2011, e tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos, classificação e estágios dos conflitos e, como eles se fazem presentesno cotidiano do enfermeiro. Observa-se o deslocamento do enfermeiro da área operacional para as estratégicas daorganização e, nessas circunstâncias ele trabalha com situações complexas do setor produtivo e se depara comconflitos, visto que conduz múltiplas relações de uma equipe multiprofissional. Pensar a atividade gerencial doenfermeiro requer pensar em um cenário de crescentes e profundas mudanças gerenciais e de novos referenciais do sistema de gestão, um cenário complexo, dinâmico e necessário reconhecimento de tratá-lo interdisciplinarmente.

Biografia do Autor

Eliane Raquel Rieth Benetti, Hospital Unimed

Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste/RS,Especialista em Urgência, Emergência e Trauma e em Nefrologia Interdisciplinar.Mestranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem,Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Raquel Soares Kirchhof, UFSM

Enfermeira, Especialista em Urgência, Emergência e Trauma. Mestranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM, Bolsista CAPES.Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem, Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Laura de Azevedo Guido, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Coordenadora do PPGEnf, Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação eEnfermagem. Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Adelina Giacomelli Prochnow, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Terezinha Heck Weiller, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Soeli Teresinha Guerra, UFSM

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Diretora do Hospital Universitário de Santa Maria/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Benetti, E. R. R., Kirchhof, R. S., Guido, L. de A., Prochnow, A. G., de Lima, S. B. S., Weiller, T. H., & Guerra, S. T. (2013). O CONFLITO NA ATIVIDADE GERENCIAL DO ENFERMEIRO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1099–1102. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1099-1102

Edição

Seção

Resumo expandido