MEDICAMENTOS, IDOSOS E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: Um Olhar a Partir da Experiência Pet-Saúde

Autores

  • Mariza Casagrande Cervi UPF
  • Marilene Rodrigues Portella UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1083-1088

Resumo

Objetivos: Idosos, medicamentos e cuidado ambiental são pontos convergentes quando falamos em saúde do idoso e medicalização. Métodos: Realizaram-se diversas atividades como: oficinas, workshop, curso de capacitaçãopara Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pesquisa-ação com idosos de Passo Fundo, RS, sobre uso, cuidados e descarte de medicamentos, sabendo-se que estes estão presentes em nossa vida de forma cada vez mais freqüente.Resultados: A participação de tutores, preceptores e alunos petianos, interdisciplinarmente, revelam o potencialinovador destes, diante das atividades propostas e atitudes pró ativas dos beneficiários (ACS e idosos). Discussão:Medicamentos são necessários, porém representam resíduo de impacto ambiental. No Brasil, medicamentos não têmrecebido tratamento adequado quanto ao uso, descarte e destinação final. Conclusão: Atitudes que promovam usoracional, prescrições e orientação adequadas, esclarecimento e conscientização sobre automedicação e descarte dos medicamentos tornam-se imprescindíveis, especialmente ao paciente longevo.

Biografia do Autor

Mariza Casagrande Cervi, UPF

Farmacêutica. Especialista em Saúde Coletiva e Homeopatia. Mestranda em Envelhecimento Humano. Docente do Curso de Farmáciada Universidade de Passo Fundo (UPF).

Marilene Rodrigues Portella, UPF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Enfermagem e do Programade Mestrado em Envelhecimento Humano da UPF, RS, Brasil, Líder do grupo de Pesquisa Vivencer UPF/CNPq.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Cervi, M. C., & Portella, M. R. (2013). MEDICAMENTOS, IDOSOS E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: Um Olhar a Partir da Experiência Pet-Saúde. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 1083–1088. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1083-1088

Edição

Seção

Resumo expandido