LUTO FAMILIAR: O Cuidado de Enfermagem Diante do Processo De Perda

Autores

  • Talita Cassola Unifra
  • Elizane Pires Unifra
  • Rita Torres Unifra
  • Dirce Backes Unifra

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1077-1082

Resumo

O presente estudo tem por objetivo relatar a vivência acadêmica de graduandos de enfermagem diante do processo de perda e enlutamento familiar. Fundamentou-se na Teoria de Enfermagem de Sister Callista Roy, focada napromoção da adaptação, por se tratar de um processo familiar alterado por uma experiência dolorosa que requercuidados diferenciados. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada entre os meses de agosto e novembro de 2010, apartir de visitas domiciliares periódicas para acompanhamento do processo de luto e elaboração de estratégias decuidado. A enfermagem tem um papel fundamental de promoção do cuidado e também enquanto intermediadora para propiciar os estímulos para a promoção de respostas adaptativas junto grupo familiar. Conclui-se que é importantereconhecer a interação da teoria de Roy com a visão de enfermeiro na promoção da saúde e de proporcionar confortoaos familiares tanto no viver, quanto no processo de morrer e luto familiar.

Biografia do Autor

Talita Cassola, Unifra

Acadêmica do 3º semestre do Curso de Enfermagem da UNIFRA, Santa Maria, RS, Brasil. Bolsista PROBIC/UNIFRA e Integrantesdo Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde – GEPESES

Elizane Pires, Unifra

Acadêmica do 3º semestre do Curso de Enfermagem da UNIFRA, Santa Maria, RS, Brasil.Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde – GEPESES.

Rita Torres, Unifra

Acadêmica do 3º semestre do Curso de Enfermagem da UNIFRA, Santa Maria, RS, Brasil.Integrante do Grupo de Estudos ePesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde – GEPESES.

Dirce Backes, Unifra

Doutora em Enfermagem. Professora Curso de Enfermagem da UNIFRA. Líder do GEPESES. Orientadora do trabalho

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Cassola, T., Pires, E., Torres, R., & Backes, D. (2013). LUTO FAMILIAR: O Cuidado de Enfermagem Diante do Processo De Perda. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 1077–1082. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1077-1082

Edição

Seção

Resumo expandido