CLÍNICA AMPLIADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Abrindo Caminhos Para Uma Nova Forma de Cuidar

Autores

  • Elaine Miguel Delvivo Farão UFSM
  • Jucelaine Arend Birrer UFSM
  • Rhea Silvia de Avila Soares HUSM
  • Bruna Gonçalves UFSM
  • Camile Favretto UFSM
  • Dalva Cezar da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.813-816

Resumo

Os dispositivos para a Clínica Ampliada buscam considerar a complexidade do sujeito e do processo de adoecimento, pressupondo um trabalho em equipe e uma clínica  interdisciplinar. Assim este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de rounds multiprofissionais como dispositivo da clínica ampliada em uma unidade de clinica cirúrgica de um Hospital Universitário.Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A partir das discussões dos casos da clínica de cabeça e pescoço, todos os profissionais que atuam no serviço são “sensibilizados” para o cuidado integral e humanizado a estes sujeitos. O processo de alta hospitalar não é centrado somente na figura do médico, sendo considerados todos os saberes profissionais envolvidos no cuidado. Concluímos que as reuniões de clínica ampliada têm contribuído para melhorar os processos de comunicação entre a equipe multiprofissional, desencadeando maior resolutividade dos casos, conseqüentemente uma atenção mais humanizada
e integral fundamentada pelos princípios do SUS.

Biografia do Autor

Elaine Miguel Delvivo Farão, UFSM

Enfermeira do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Ênfase em Gestão e Atenção Hospitalar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM. Relatora do Trabalho.

Jucelaine Arend Birrer, UFSM

Enfermeira Especialista em Gestão da Clínica dos Hospitais do SUS, Mestranda em Administração pela UFSM– Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Ênfase em Gestão e Atenção Hospitalar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rhea Silvia de Avila Soares, HUSM

Enfermeira da Unidade de Internação Cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria, Especialista em Saúde Pública. Coordenadora do Grupo de Lesões de Pele (GELP) do HUSM.

Bruna Gonçalves, UFSM

Fonoaudióloga do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Ênfase em Gestão e Atenção Hospitalar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM. Relatora do Trabalho.

Camile Favretto, UFSM

Fisioterapeuta do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Ênfase em Gestão e Atenção Hospitalar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM. Relatora do Trabalho.

Dalva Cezar da Silva

Enfermeira. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Farão, E. M. D., Birrer, J. A., Soares, R. S. de A., Gonçalves, B., Favretto, C., & Silva, D. C. da. (2013). CLÍNICA AMPLIADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Abrindo Caminhos Para Uma Nova Forma de Cuidar. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 813–816. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.813-816

Edição

Seção

Resumo expandido