CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Juliana Secchi Batista UPF
  • Sara Antoniuk Presta UPF
  • Marlon Francys Vidmar UPF
  • Lia Mara Wibelinger UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.799-806

Resumo

O aumento da população idosa no Brasil gerado pelas melhores condições de vida traz a tona uma preocupação
importante com relação às condições com que a mesma está envelhecendo. O objetivo do presente estudo foi caracterizar as condições de saúde da população idosa do município de Passo Fundo – RS. Para isto utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicam que a maioria da população idosa é do sexo feminino, poucos são tabagistas e/ou etilistas, a maioria pratica atividade. Verificou-se ainda alta prevalência de hipertensão e a maioria dos idosos é da religião católica e tem escolaridade baixa. Foi possível concluir que a realidade desta população é muito semelhante a vivenciada em várias regiões do país onde outros estudos foram realizados, o que demonstra a necessidade de uma maior preocupação em gerar ações de prevenção e intervenção precoce que visem uma maior atenção à saúde do idoso.

Biografia do Autor

Juliana Secchi Batista, UPF

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Passo Fundo - RS. Mestranda bolsista Prosup/Capes em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo - RS.

Sara Antoniuk Presta, UPF

Acadêmica do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo - RS, Bolsista Pibic/UPF.

Marlon Francys Vidmar, UPF

Acadêmico do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo - RS, Bolsista Pibic/UPF.

Lia Mara Wibelinger, UPF

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo – RS. Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica - PUCRS.

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Batista, J. S., Presta, S. A., Vidmar, M. F., & Wibelinger, L. M. (2013). CARACTERIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO, RIO GRANDE DO SUL. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 799–806. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.799-806

Edição

Seção

Resumo expandido