AUDITORIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA: Implantação de Protocolos

Autores

  • Carina Suzana Pereira Corrêa
  • Carla Denise Viana EFA
  • Luciane Zambarda Todendi de Bragas
  • Rúbia OlinhgSpengler Trevisan
  • Valéria Della-MéaFelin

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.719-722

Resumo

Com a globalização e o crescente avanço tecnológicodo país, o setor da saúde busca novas alternativas para a gestão, com a finalidade de adaptar-se a esses avanços. A necessidade de garantir efeitos positivos e a satisfação dos usuários, faz com que as instituições de saúde estudem a associação do baixo custo com a dignidade e qualidade assistencial.Na premissa de melhor assistir seus pacientes, o foco das instituições hospitalares vem sendo a fundação de normas/protocolos para a padronização dos procedimentos realizados, que vem fitando foco na realização de palestras e treinamentos da equipe de enfermagem, recordando praticas de enfermagem que já possuem protocolos instituídos. Pois estes convencionam uma “identificação” para a instituição. Assim, a realização de uma tarefa, torna-se padrão, reduzindo a margem de erro, já que a repetição leva a perfeição.

Biografia do Autor

Carina Suzana Pereira Corrêa

Pós Graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FASCISA-SC). Enfermeira auditora de plano de
saúde.

Carla Denise Viana, EFA

Pós Graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade São Camilo de Porto Alegre - RS. Coordenadora do setor de auditora interna. Docente do curso técnico de Enfermagem da Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA-RS).

Luciane Zambarda Todendi de Bragas

Pós Graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FASCISA-SC). Enfermeira auditora interna.

Rúbia OlinhgSpengler Trevisan

Enfermeira auditora interna, Graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ-RS).

Valéria Della-MéaFelin

Enfermeira auditora interna, Graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Corrêa, C. S. P., Viana, C. D., de Bragas, L. Z. T., Trevisan, R. O., & Della-MéaFelin, V. (2013). AUDITORIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA: Implantação de Protocolos. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 719–722. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.719-722

Edição

Seção

Resumo expandido