ATUAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM GESTANTES SOROPOSITIVAS AO HIV: Desvelando o Papel da Enfermagem

Autores

  • Raquel Einloft Kleinübing UFSM
  • Fabiane Weiss Pereira Secretaria de saúde de Uruguaiana
  • Susan Bublitz UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.711-714

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal conhecer o trabalho da equipe de saúde do CTA no atendimento às gestantes HIV positivas. Após a aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Pampa sob número 005 2010, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio de entrevistas semi-estruturadas com doze profissionais de saúde do CTA em um município da região oeste do Rio Grande do Sul. A análise dos dados foi temática, por meio da qual alcançamos os resultados através da inserção de categorias e subcategorias durante o desenvolvimento do estudo. Encontramos dificuldades vivenciadas pelas gestantes na opinião dos profissionais, como a descoberta da sorologia durante o pré-natal, o autocuidado e estratégias para melhorar a adesão das gestantes ao tratamento com o importante papel do enfermeiro como articulador. Esperamos que este estudo contribua para o aperfeiçoamento do cuidado da equipe de saúde no atendimento às gestantes do CTA.

Biografia do Autor

Raquel Einloft Kleinübing, UFSM

Enfermeira. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Fabiane Weiss Pereira, Secretaria de saúde de Uruguaiana

Enfermeira. Enfermeira. Atua na secretaria de saúde de Uruguaiana, setor DST/AIDS. Pós Graduanda em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família- IBEPEX.

Susan Bublitz, UFSM

Acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem da UFSM. Membro do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de estudos e pesquisas “Stress, coping e burnout”. Bolsista do grupo PET – Enfermagem.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Kleinübing, R. E., Pereira, F. W., & Bublitz, S. (2013). ATUAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM GESTANTES SOROPOSITIVAS AO HIV: Desvelando o Papel da Enfermagem. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 711–714. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.711-714

Edição

Seção

Resumo expandido