PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS ACERCA DO CUIDADO PRESTADO PELA FAMILIA AO PACIENTE EM CUIDADO PALIATIVO

Autores

  • Elizete do Amaral Cazali
  • Luana Antunes Weiland
  • Andréia B. T. Neumann
  • Cleci Lourdes S. Piovesan Rosanelli Unijuí
  • Marli Maria Loro Unijuí
  • Adriane Cristina B. Kolankiewich Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.353-360

Resumo

Com a incidência crescente de doenças crônico-degenerativas
tem-se tornado cada vez maior o número de pessoas fora de possibilidades terapêuticas, dependentes de familiares, em cuidados paliativos. O estudo objetiva analisar a percepção do enfermeiro, em relação ao cuidado prestado pela família ao paciente adulto hospitalizado, em cuidado paliativo. De abordagem qualitativa, descritiva com 14 enfermeiros de um hospital Porte IV, realizada nos meses de outubro e novembro de 2010. O instrumento utilizado foi por meio de entrevista contendo uma questão aberta. As Informações foram analisadas e categorizadas conforme preceito de Minayo.
O familiar é percebido como alguém que assiste o paciente de
maneira direta e indireta, auxilia no cuidado, exige da equipe, cuida como forma de resgatar “momentos perdidos”, preocupado com o controle da dor, dificultador na recuperação do paciente, não envolvido no cuidado e baixo grau de instrução. Faz-se necessário que o enfermeiro lance um olhar atento para a família, no sentido de acolhe-la e instrumentalizá-la para o cuidado adequado.

Biografia do Autor

Elizete do Amaral Cazali

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Enfermeira.

 

Luana Antunes Weiland

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Enfermeira Supervisora Noturna.

 

Andréia B. T. Neumann

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Enfermeira.

 

Cleci Lourdes S. Piovesan Rosanelli, Unijuí

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UNIFESP/SP. Mestre em Educação nas ciências. Professora do Departamento de Ciências da Saúde - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Marli Maria Loro, Unijuí

Doutoranda em Enfermagem pela Unifesp. Enfermeira do Trabalho. Representante da ANENT RS. Mestre em Educação nas Ciências. Professora do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Adriane Cristina B. Kolankiewich, Unijuí

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz-Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pela Unifesp. Mestre em Saúde Coletiva pela UNIPLAC, docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI.

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

Cazali, E. do A., Weiland, L. A., Neumann, A. B. T., Rosanelli, C. L. S. P., Loro, M. M., & Kolankiewich, A. C. B. (2013). PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS ACERCA DO CUIDADO PRESTADO PELA FAMILIA AO PACIENTE EM CUIDADO PALIATIVO. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 353–360. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.353-360

Edição

Seção

Artigos