ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES DE BULAS DE ANALGÉSICOS, ANTITÉRMICOS E ANTIEMÉTICOS SOBRE RISCO AO FETO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.104-107Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a clareza do conteúdo das bulas de medicamentos com ações analgésica, antitérmica e antiemética disponíveis no mercado. Foram analisados 21 medicamentos: sete de referência, seis genéricos e oito similares. As informações analisadas referem-se as orientações sobre o uso desses medicamentos em gestantes, tendo como parâmetro a classificação de risco estabelecida pela Food and Drugs Administration (FDA). De acordo com a classe farmacológica a maioria (75%) das bulas de analgésicos teve conteúdo Não Relacionado (NR) com a categoria de risco. Entre os antitérmicos, 66,67% foram considerados Parcialmente Relacionados (PR), os antieméticos apresentaram a mesma proporção de Totalmente Relacionada (TR) e NR (50%). De acordo com o tipo de medicamento pode-se constatar que os de referência foram os que apresentaram maior correlação entre a bula e a classificação do FDA (57,14%), e os similares foram os que apresentaram maiores discrepâncias (50%). A análise das informações das bulas de medicamentos de venda livre, utilizados por gestantes, analisados no presente estudo,mostra que o conteúdo é insuficiente para garantir o seu uso de forma segura. Esta situação requer maior envolvimento
dos profissionais da saúde e dos fabricantes dos produtos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.