INFLUÊNCIA DO ARMAZENAMENTO NA ESTABILIDADE DE CONDICIONADORES CAPILARES

Autores

  • Andressa Bravin de Carvalho de Souza Unic - MT
  • Ana Paula Zanini Frasson Unic - MT

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.51-58

Resumo

O crescente consumo de produtos cosméticos leva a indústria
a ampliar os cuidados para garantir a qualidade, segurança e
eficácia para eficácia para o consumidor. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade de condicionadores em diferentes relações de armazenamento. Durante cinco meses foram analisadas seis amostras de condicionador capilar do mesmo lote, armazenadas em locais diferentes. As amostras foram avaliadas quanto  às características organolépticas, variações de pH, centrifugação,
viscosidade e contagem de micro-organismos viáveis. As
amostras 3 e 6 apresentaram-se lisas, homogêneas e brilhantes, enquanto a 4 e a 5 apresentaram grumos. As amostras 1, 2 e 4 mostraram pequena quantidade de bolhas e a 5 grande quantidade comparada às demais. O pH variou entre 4,5 e 5,34 para todas as amostras, e a amostra 6 apresentou índice superior às demais. Após a centrifugação da amostra 4 foi verificado um grumo na parte superior do tubo, mantendo-se as demais inalteradas. Quanto à viscosidade, a amostra 1 apresentou redução, enquanto a amostra 2 sofreu aumento deste parâmetro. Na contagem de micro-organismos viáveis a amostra 1 estava acima do limite estabelecido. Os resultados permitem concluir que em condições normais de uso as amostras se mantiveram estáveis, sem alterações significativas dos parâmetros analisados.

Biografia do Autor

Andressa Bravin de Carvalho de Souza, Unic - MT

Aluna do Departamento de Farmácia, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde, Universidade de Cuiabá, Unic Campus Primavera do Leste, Primavera do Leste, MT, Brasil.

Ana Paula Zanini Frasson, Unic - MT

Docente do Departamento de Farmácia, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde, Universidade de Cuiabá, Unic - Campus Primavera do Leste, Primavera do Leste, MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

de Souza, A. B. de C., & Frasson, A. P. Z. (2013). INFLUÊNCIA DO ARMAZENAMENTO NA ESTABILIDADE DE CONDICIONADORES CAPILARES. Revista Contexto &Amp; Saúde, 10(19), 51–58. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.51-58

Edição

Seção

Artigos