PREVALÊNCIA DA DIARREIA EM PACIENTES EM NUTRIÇÃO ENTERAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2008.14/15.55-61Resumo
Introdução: A diarreia é uma complicação frequente em pacientes em Nutrição Enteral (NE), com uma variedade de sequelas clínicas negativas. Tendo em vista a nutrição como essencial para recuperação e reabilitação do paciente, entendendo que é uma complicação comum que interferediretamente na evolução nutricional e prognóstico, este estudo teve por objetivo verificar a prevalência da diarreia em pacientes hospitalizados em uso de Terapia Nutricional Enteral (TNE). Material e Métodos: Estudo quantitativo, com abordagem exploratória descritiva, realizada nas dependências
da instituição Hospital de Caridade de Ijuí, RS. A população
de estudo foi de 68 sujeitos, constituída dos pacientes em uso de TNE – exceto os internados em UTI Neopediátrica e Unidade Pediátrica – maiores de 19 anos de idade que aceitaram participar da pesquisa mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Por meio de utilização de instrumento semiestruturado foi feita a coleta de dados. As
informações sobre a presença de diarreia foram obtidas diariamente, durante o período de utilização da TNE, diretamente com os pacientes e junto aos prontuários. Resultados: A média de idade foi de 65,4 ± 15,8 anos, com 67,6% maiores de 60 anos, sendo 51,5% do sexo feminino e
48,5% do sexo masculino, com predominância de usuários do Sistema Único de Saúde (82,4%). Como indicativo do estado nutricional, a média dos valores de albumina séricos dos pacientes foi de 2,8 ± 0,7 mg/dL, sendo que 94,1% dos pacientes apresentava desnutrição leve ou moderada
ou, ainda, risco nutricional. As patologias mais evidenciadas foram Acidente Vascular Encefálico (AVE) representando 29,4%, neoplasias 13,2%, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica 13,2%, cirrose 5,9%, traumatismo crânio-encefálico 5,9% e desnutrição 4,4%, sendo que 100% faziam uso de antibioticoterapia. O tempo de permanência em NE foi de até uma semana para 51,5%, até duas semanas para 22,1%, até três semanas para 8,8% e mais de três semanas para 17,6%. A prevalência de
diarreia nos pacientes estudados foi de 26,5%. Conclusão: Os dados demonstram uma prevalência de diarreia dentro dos parâmetros nacionais para pacientes em uso de TNE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.