A TRAJETÓRIA DE UMA FAMÍLIA NO ADOECIMENTO E MORTE DE UM FAMILIAR POR CÂNCER: compromisso e solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2007.12.49-58Resumo
O câncer é uma doença experienciada por toda a família e nãoapenas pelo indivíduo diagnosticado. A experiência muda no decorrer do tempo e conforme as várias fases do processo do adoecimento. Neste estudo buscamos conhecer como a família vivencia a trajetória de adoecimento e morte de um dos seus integrantes por câncer, descrever a dinâmica e as necessidades da família nesse processo e a forma como esta lida com a morte do familiar, adotando uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O genograma e o ecomapa da família e a entrevista semi-estruturada foram os instrumentos empregados. Participaram do estudo seis integrantes de uma família. A análise de conteúdo permitiu a elaboração de uma categoria temática – “As interfaces do adoecimento e morte de um familiar por câncer” –, a qual se subdivide em cinco subcategorias que descrevem os movimentos da família no decorrer da trajetória: percebendo sinais de anormalidade, buscando ajuda profissional e iniciando o tratamento; as reações dos familiares diante do diagnóstico, enfrentando a nova situação e organizando-se para o cuidado; mantendo o funcionamento da família, cuidando até a morte e vivendo a perda do familiar. A trajetória da família é pautada pelo compromisso e solidariedade com a pessoa doente e com os demais familiares. Há um compartilhar de responsabilidades e emoções vividas de acordo com os significados que a experiência tem para cada membro da família em particular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.