UMA POSSÍVEL INTERLOCUÇÃO ENTRE A VIVÊNCIA NO GRUPO DE GESTANTES E OS ATENDIMENTOS NA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Autores

  • Bruna Facco de Mello
  • Iris Fátima Alves Campos Unijuí
  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.37-42

Resumo

Esta produção textual registra a experiência vivida por uma
estudante de Psicologia em duas situações acadêmicas de formação profissional, a saber: enquanto coordenação do “Grupo de Gestantes e Familiares: uma alternativa de atenção interdisciplinar”, atividade de natureza grupal operativa desenvolvida no âmbito da extensão universitária e a experiência enquanto estagiária de Psicologia Clínica, na Clínica-Escola, ambas na Unijuí. A vivência permite reconhecer que o espaço grupal se institui como campo privilegiado de fala sobre o desejo de gestar um filho e também como um lócus em que as dificuldades para a elaboração deste processo são acolhidas. Durante a gestação, os pais fazem projeções em torno do que virá a ser a criança que esperam. Estas projeções, por sua vez, se inscreverão na criança, constituindo-a. Quando em situação de atendimento a uma criança, na Clínica Psicanalítica, faz-se necessário conhecer o contexto subjetivo
em que esta foi gestada, na intenção de compreender os significantes inscritos e “sintomatizados” por ela. Para tal, é preciso que os pais venham “falar o filho”, sobre o momento em que foi gestado, as antecipações e histórias criadas em torno dele. Neste ponto, articula-se a vivência da autora nos espaços formativos, uma vez que o grupo operativo aprimora o entendimento sobre as questões referentes à maternidade e a clínica com crianças reconhece que os fantasmas parentais que incidem sobre elas, desde a sua gestação, são peças-chave na sua subjetivação. A possibilidade de ouvir uma questão em dois pólos distintos – maternidade- infância – enriquece a formação, conclui a acadêmica.

Biografia do Autor

Bruna Facco de Mello

Psicóloga, egressa do curso de Psicologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Unijuí, vinculada ao Projeto “Grupo de Gestantes e Familiares: uma alternativa de atenção interdisciplinar”.

Iris Fátima Alves Campos, Unijuí

Psicóloga, Mestre em Educação, Docente do Departamento de Filosofia e Psicologia da Unijuí, membro da coordenação do Projeto de Extensão “Grupo de Gestantes e Familiares: uma alternativa de atenção interdisciplinar”.

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, Unijuí

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí, membro da coordenação do Projeto de Extensão “Grupo de Gestantes e Familiares: uma alternativa de atenção interdisciplinar”.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Mello, B. F. de, Campos, I. F. A., & Van der Sand, I. C. P. (2013). UMA POSSÍVEL INTERLOCUÇÃO ENTRE A VIVÊNCIA NO GRUPO DE GESTANTES E OS ATENDIMENTOS NA CLÍNICA PSICANALÍTICA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 5(08/09), 37–42. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.37-42