Risco de lesão por pressão no pré e pós-operatório de indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.10733Palavras-chave:
Lesão por Pressão, Doença Crônica, Enfermagem, Hospitalização, Unidades de Internação.Resumo
Objetivo: avaliar o risco de lesão por pressão em usuários hospitalizados com doenças crônicas não transmissíveis que se encontram no período pré e pós-operatório. Método: estudo quantitativo, descritivo, realizado com usuários com idade mínima de 18 anos, com diagnóstico de doença crônica não transmissível, com tempo mínimo de internação na instituição de 48 horas. A coleta de dados ocorreu em maio de 2019, e foram utilizados um formulário sociolaboral e a Escala de Braden. As variáveis qualitativas foram apresentadas em frequência simples e relativas, e as quantitativas em medidas de tendência central e medidas de dispersão. Resultados: Participaram 45 pessoas, com média de idade de 64,5 anos. A doença crônica não transmissível mais frequente foi a hipertensão arterial sistêmica. Identificou-se quatro usuários com lesão por pressão nas regiões sacrococcígea e calcâneo. A classificação de risco predominante nos grupos com e sem lesão por pressão foi de baixo risco. Conclusão: os resultados demostraram a importância da assistência qualificada e padronizada da enfermagem na avaliação do risco e prevenção do desenvolvimento de lesão por pressão no ambiente hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.