HYGIENIC-SANITARY PROFILE OF HANDLED MEAT SOLD IN BULK IN SUPERMARKET CHAINS IN TERESINA-PI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.252-258Palavras-chave:
Food Parasitology, Meat Products, Health educationResumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil higiênico-sanitário em carne moída, frango refrigerado, presunto e linguiça manipulados e vendidos a granel nas redes de supermercados de Teresina-PI. As amostras de linguiça, presunto, frango refogado e carne moída vendidas a granel foram coletadas em cinco grandes redes de supermercados de Teresina-PI, identificadas como SM1, SM2, SM3, SM4 e SM5. Quarenta amostras foram analisadas pelos métodos de Faust, Willis e Faust adaptada com solução de éter-álcool em triplicatas. Esporos de fungos, fragmentos de hifas, ovos (ancilostomíase e Ascaris lumbricoides) e cistos de parasitas (Entamoeba coli) foram encontrados em três dos cinco supermercados avaliados, além de muitas partes do corpo de insetos e insetos inteiros, sendo pulgas, ácaros e formigas, em quantidades muito maiores do que as permitidas por lei. Em dois dos cinco supermercados escolhidos para a pesquisa não foram encontradas estruturas que pudessem prejudicar a saúde humana. É necessário implementar boas práticas de higiene e cuidado com o armazenamento de carne nos supermercados analisados e melhorar as inspeções dos órgãos reguladores. Além disso, é importante promover a educação em saúde para os trabalhadores do supermercado, afim de evitar a contaminação dos alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.