AS TEORIAS INSTITUCIONAIS E A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO

Autores

  • Ramá Lucas Andrade Universidade Regional do Cariri - URCA
  • João Luis do Nascimento Mota Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.50.64-74

Resumo

A Nova Economia Institucional vai influenciar o pensamento político e social, a partir do pós-guerra e se fortalecer com a globalização, transformando-se em instrumento teórico para diversas outras ciências, como é o caso do Direito. Neste sentido, este artigo buscará compreender como as instituições e as teorias institucionais influenciaram a formação do Estado brasileiro. Para tal incursão é feito um estudo sobre as teorias institucionais e, em seguida, estuda a influência das instituições e do Institucionalismo para a formação do Estado brasileiro.  Este artigo, do ponto de vista da abordagem do problema, foi tratado de forma qualitativa, em relação aos objetivos foi utilizado a pesquisa descritiva, do ponto de vista dos procedimentos técnicos foi realizada através de um estudo bibliográfico. No Brasil, a estrutura social está assentada em valores da racionalidade econômica. A autonomia da vontade privada e os pressupostos de liberdade e igualdade, anunciados pelo liberalismo e posteriormente pelo neoliberalismo, conduzem as relações sociais.

Biografia do Autor

Ramá Lucas Andrade, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor Adjunto no Departamento de Economia, com pesquisa nas áreas de Desenvolvimento Regional, Finanças e Direito Econômico.

João Luis do Nascimento Mota, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor Adjunto no Departamento de Economia, com pesquisa nas áreas de Teoria da Organições e Direito Econômico.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Andrade, R. L., & do Nascimento Mota, J. L. (2019). AS TEORIAS INSTITUCIONAIS E A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Revista Direito Em Debate, 27(50), 64–74. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2018.50.64-74

Edição

Seção

ARTIGOS