GLOBALIZAÇÃO E SOBERANIA: um Convite ao Diálogo Sobre os Direitos Humanos e o Papel do Estado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-6622.2009.32.%25pResumo
O presente artigo pretende fazer uma sucinta análise histórico-comparativa do surgimento e da consolidação da soberania estatal, bem como de suas transformações no contexto da globalização. Questiona os seus limites operacionais e sua insuficiência para dar conta de um conjunto de novos temas de direitos humanos que ultrapassam a zona de abrangência dos Estados-Nação e afetam o mundo como um todo. Nessa mesma direção, o texto não desconhece o aparecimento de organizações supranacionais que passam a se ocupar de um conjunto de questões internacionais, as quais não podem ser enfrentadas pela dinâmica funcional da soberania nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Direito em Debate, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2026): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Direito em Debate o direito de primeira publicação.








