ENSINO JURÍDICO COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE A COMPREENSÃO (CONSTITUCIONAL) DO DIREITO

Autores

  • Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Alexandre Jaenisch Martini Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.37.%25p

Resumo

O estudo do ensino jurídico como condição de possibilidade para a compreensão (constitucional) do direito se revela de vital importância não só aos ora pesquisadores, proponentes do presente trabalho, como, também, a sociedade em sentido latu. É somente por meio da análise dos conceitos de Estado, Direito e Democracia, que a inefetividade do Positivismo Jurídico, para responder aos anseios da sociedade e realização de uma Justiça ética em prol da inclusão social e do exercício da cidadania, é revelada. A partir disso, o presente artigo tem por fundamento, destacar a necessária mudança de paradigma do ensino jurídico como condição de possibilidade para, assim, chegar-se à construção de uma nova ordem social, mais justa, digna e sem utopias devoradoras, que unicamente geram genocidas processos de exclusão social. Desenvolvido por meio teórico, com ênfase na bibliografia indicada e na Constituição Federal de 1988, a pesquisa, como se verá, revela-se em relação aos objetivos dialética e quanto ao método de abordagem dedutiva.

Biografia do Autor

Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa Especial de Graduação - PEG

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Publicado

2013-02-25

Como Citar

Pompéo, W. A. H., & Martini, A. J. (2013). ENSINO JURÍDICO COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE A COMPREENSÃO (CONSTITUCIONAL) DO DIREITO. Revista Direito Em Debate, 21(37). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.37.%p

Edição

Seção

ARTIGOS