Incerteza, Racionalidade e Procedimentos em Ações de Desenvolvimento Local

Autores

  • Benedito Silva Neto
  • Arlindo Jesus Prestes de Lima
  • David Basso Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2003.2.123-149

Resumo

O trabalho discute as conseqüências de algumas abordagens teóricas das relações entre incerteza e racionalidade sobre os procedimentos adotados em ações de desenvolvimento local. Na primeira parte do trabalho são discutidos alguns aspectos da Teoria Clássica da Decisão, da Teoria da Utilidade e da Teoria da Racionalidade Limitada, considerados relevantes para a interpretação de procedimentos em ações de desenvolvimento. Na segunda parte discute-se dois tipos de ação de desenvolvimento: a análise-diagnóstico de situações de desenvolvimento e o aconselhamento a agricultores indicando que o horizonte de complexidade dos atuais procedimentos utilizados, baseados fundamentalmente na Teoria Clássica da Decisão, está aquém da complexidade das situações reais. Discute-se então como alguns conceitos relacionados à Teoria da Racionalidade Limitada, como o de incerteza processual, e alguns aspectos da formalização da tomada de decisão proposta pela Teoria da Utilidade poderiam contribuir para a elaboração de procedimentos mais adequados para a análise dos dois tipos de ações de desenvolvimento analizados. Salienta-se, por fim, que uma melhor formação dos técnicos no que diz respeito às teorias da decisão poderia contribuir significativamente para aprimorar os seus procedimentos em ações de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Benedito Silva Neto

Doutor em Desenvolvimento Agrícola pelo INA-PG/Paris. Professor do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania da Unijui.

Arlindo Jesus Prestes de Lima

Doutorando em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unicamp. Professor da Unijui.

David Basso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutorando em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Professor da Unijui.

Downloads

Publicado

2011-10-13

Como Citar

Silva Neto, B., Lima, A. J. P. de, & Basso, D. (2011). Incerteza, Racionalidade e Procedimentos em Ações de Desenvolvimento Local. Desenvolvimento Em Questão, 1(2), 123–149. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2003.2.123-149

Edição

Seção

Artigos