Atividades Econômicas, Geração de Emprego e Análise do Potencial de Desenvolvimento do Município de Campo Bom/RS

Autores

  • Marcos Paulo Dhein Griebeler Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Alexandre Aloys Matte Junior Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Franciele Berti Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Darlã de Alves Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas de Campo Bom/RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.276-290

Palavras-chave:

Cadeias; Diversificação produtiva; Especialização; Campo Bom; Quocientes Locacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar possíveis cadeias que tenham potencial de constituir opção de diversificação produtiva ao município de Campo Bom/RS. Buscou-se, ainda, analisar essas atividades destacando a importância de cada uma delas, levantando as potencialidades e possíveis fragilidades com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município em nível regional. Para tanto, foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), da pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) e Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), sendo que, para sua análise, utilizou-se a medida de especialização regional de Quocientes Locacionais (QLs). O estudo também apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre os temas ligados à especialização e diversificação produtiva. Após a realização da pesquisa, pode-se concluir que a cadeia coureiro-calçadista ainda é a que mais emprega e gera renda aos cidadãos de Campo Bom. Verificou-se que diversificação produtiva torna-se viável, também, por meio de outras atividades, como a cadeia de têxteis.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Dhein Griebeler, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Alexandre Aloys Matte Junior, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara

Franciele Berti, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Doutoranda em Turismo pela Universidade de Caxisa do Sul (UCS).

Darlã de Alves, Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas de Campo Bom/RS

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Feevale (2012). Atualmente é professor na E.M.E.F. Presidente Vargas em Campo Bom/RS. Tem experiência na área de Educação Física, Sociologia e etnicidade. É bolsista CAPES do PPG Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara. Desenvolve pesquisas na área de etnia para perspectiva do desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Griebeler, M. P. D., Matte Junior, A. A., Berti, F., & Alves, D. de. (2019). Atividades Econômicas, Geração de Emprego e Análise do Potencial de Desenvolvimento do Município de Campo Bom/RS. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 276–290. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.276-290

Edição

Seção

Artigos