Práticas Profissionais Interdisciplinares no Contexto das Políticas Públicas na Região dos Campos Gerais, Paraná–Brasil

Autores

  • Danuta Estrufika Cantoia Luiz Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jussara Ayres Bourguignon Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.324-338

Palavras-chave:

Práticas profissionais. Interdisciplinaridade Multidisciplinaridade. Políticas públicas. Rede.

Resumo

A interdisciplinaridade e as redes têm sido objeto de preocupação das políticas públicas no Brasil, para tanto o Núcleo de Estudos e Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais – UEPG, desenvolveu uma pesquisa objetivando analisar práticas profissionais inter e/ou multidisciplinares no contexto das políticas públicas que contribuam com processos emancipatórios. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, de entrevistas coletivas com equipes profissionais e de pesquisa documental coletando dados sobre possíveis práticas multi ou interdisciplinares de caráter emancipatório. A amostra se constitui em três experiências na Região dos Campos Gerais- Paraná - Brasil nas áreas de educação, saúde mental e assistência social. A análise dos dados se deu através de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretações sistematizando elementos de práticas multi ou interdisciplinar de caráter emancipatório: compromisso profissional, definição de estratégias para a articulação de objetivos comuns, respeito à diversidade, integração dos debates entre a equipe e população atendida, entre outros.

Biografia do Autor

Danuta Estrufika Cantoia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Luiz, D. E. C., & Bourguignon, J. A. (2019). Práticas Profissionais Interdisciplinares no Contexto das Políticas Públicas na Região dos Campos Gerais, Paraná–Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 324–338. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.324-338

Edição

Seção

Artigos