Dinâmica Econômica Nordestina e Emprego Formal Industrial: o Caso dos Estados da Bahia e Ceará – 2003/2013

Autores

  • José Ediglê Alcantara Moura Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Francisco do O' de Lima Júnior Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Denis Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.248-264

Palavras-chave:

Emprego industrial, Bahia, Ceará, Dinâmica econômica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica econômica nordestina tendo como fundamento a evolução do emprego industrial formal nos estados do Ceará e da Bahia, durante o período de 2003 e 2013. A definição destes estados como estudo de caso se justifica em um conjunto de aspectos como: i) sumarizam o perfil estrutural do conjunto das economias regionais; ii) trata-se da economia nordestina mais dinâmica, a Bahia, e outra que assume padrão intermediário, o Ceará e; iii) como decorrência, a Bahia possui a economia industrial mais integrada à nacional, e por isso bem mais diversificada, ao passo que o Ceará, embora tenha passado por transformações consideráveis rumo à integração e diversificação, ainda apresenta uma estrutura produtiva pautada prioritariamente em bens tradicionais. Foram utilizados dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais- RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego- MTE referentes à caracterização da atividade industrial nestas duas economias bem como o perfil dos seus trabalhadores. Observou-se que a atividade industrial baiana apresentou maior diversificação nos seus setores, em que, possui empreendimentos com maior número de empregados. No caso cearense, apresenta um modelo mais pautado em setores tradicionais como têxtil, alimentos e bebidas, além da forte participação no ramo de calçados. Isto ocorre, apesar da diversificação mais recente avançar para ramos como o caso da ampliação da Indústria de Material de Transporte. Ainda assim, sua estrutura industrial e o perfil do emprego formal é predominantemente pautado em setores mais tradicionais.

Biografia do Autor

José Ediglê Alcantara Moura, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Aluno de graduação em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador do Grupo de Estudos em Negócios Urbanos e Rurais.

Francisco do O' de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Denis Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Moura, J. E. A., Lima Júnior, F. do O. de, & Alves, D. F. (2019). Dinâmica Econômica Nordestina e Emprego Formal Industrial: o Caso dos Estados da Bahia e Ceará – 2003/2013. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 248–264. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.248-264

Edição

Seção

Artigos