Expansão urbana e vulnerabilidade socioeconômica: carto(grafias) da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.268-286

Palavras-chave:

Cidade, Cidade. Expansão Urbana. Vulnerabilidade Socioeconômica., Expansão urbana, Vulnerabilidade socioeconômica

Resumo

Este artigo problematiza a relação entre expansão urbana e vulnerabilidade socioeconômica, tendo como referência a Cidade de Caicó (Brasil) e como recorte temporal a década de 1980 aos dias atuais. Nessa investida, analisou-se a expansão urbana de Caicó, por fases de ocorrência, considerando as variáveis população, economia e espacialização citadina e calculou-se os índices e níveis de vulnerabilidade socioeconômica da cidade, por zonas geográficas e bairros, a partir dos quais foi produzida cartografia relativa a essa temática. Metodologicamente, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e documental. Assim, a cartografia da vulnerabilidade socioeconômica de Caicó, por zonas geográficas e bairros, revela que os índices e níveis relativos a este fenômeno não apresentam grandes variações, situando-se entre médio e muito baixo; todavia é na Zona Oeste é a que apresenta maior vulnerabilidade econômica, sendo o Bairro João Paulo II o que detém o mais elevado índice na cidade. Outrossim, também se constata que, embora o IVSB médio tenha sido registrado em bairros de formação antiga, sua ocorrência se mostra mais contundente entre os bairros de formação recente. Nesse sentido, é possível inferir que, no caso da Cidade de Caicó, a vulnerabilidade socioeconômica está associada ao processo de expansão urbana, visto que este fenômeno se torna mais presente em bairros de formação recente, em geral situados na periferia das cidades, onde se concentram populações de menor poder aquisitivo e as políticas públicas são mais negligenciadas.

Biografia do Autor

Luziana Maria Nunes de Queiroz, Universidade Federal do rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do Centro do Ensino Superior do Seridó do curso de Ciências Contábes Campus Caicó/RN. Doutorando do PRODEMA UFRN.

Ione Rodrigues Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão. No campo da pesquisa atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, principalmente nos seguintes temas: organização do espaço, desenvolvimento regional, crescimento urbano e desenvolvimento, meio ambiente e economia. Integra o corpo docente dos programas de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe), de Pós-graduação em Geografia -Mestrado Profissional (GEOPROF) e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA)

Magdi Ahmed Aloufa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Cairo (1977), mestrado em Fitopatologia - Université Paris-Sud 11 (1981) e doutorado em Biologia e Fisiologia Vegetal - Université Pierre et Marie Curie (1984). Atualmente é vice - coordenador do curso de especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: in vitro, germinação, micropropagacão, cultura de tecidos e tamareira.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

de Queiroz, L. M. N., Morais, I. R., & Aloufa, M. A. (2019). Expansão urbana e vulnerabilidade socioeconômica: carto(grafias) da cidade. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 268–286. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.268-286

Edição

Seção

Artigos