De onde vim? Para onde vou? O terceiro Setor em João Pessoa/PB

Autores

  • Patrícia Trindade Caldas Universidade Federal de Campina Grande (UFPB)
  • Amanda Florense Amorim Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Solange Cristina do Vale Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Carlos Eduardo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Thiago Ferreira Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.333-356

Palavras-chave:

Terceiro setor, Terceiro Setor, Organizações sem Fins Lucrativos, Teorias dos Bens Públicos, Bens Públicos, Teoria dos Empreendedores Sociais, Empreendedores sociais, Teoria da Interdependência, Interdependência

Resumo

Dado o crescimento do terceiro setor, seu papel econômico e social frente às mazelas da sociedade moderna, conhecer suas origens e fatores que influenciam no seu desenvolvimento parece ser necessário. Assim, este artigo objetiva identificar os fatores que estimularam surgimento de Organizações sem Fins Lucrativos (OSFLs) de João Pessoa-PB à luz da Teoria dos Bens Públicos, Teoria dos Empreendedores Sociais e Teoria da Interdependência. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de análise qualitativa, utilizando como técnicas de coletas de dados a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados apontam que a Teoria dos Bens Públicos e dos Empreendedores Sociais têm maio poder de explicação do surgimento das OSFL pesquisadas.

Biografia do Autor

Patrícia Trindade Caldas, Universidade Federal de Campina Grande (UFPB)

Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande, vinculada à Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção (PPGEP) vinculada à Universidade Federal da Paraíba (2008). Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2004).

Amanda Florense Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) vinculado à Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento- CESED/FACISA (2014). 

Solange Cristina do Vale, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2010). 

 

Carlos Eduardo Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Mestre (2005) e Doutor (2012) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Doutorado-Sanduíche na University of North Carolina at Charlotte (UNCC). É líder do Grupo de Estudos do Terceiro Setor, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Thiago Ferreira Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador colaborador do Núcleo de Inovação Pública da UFRN e do Grupo Gestão Institucional e Políticas Públicas da UFRN. É Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) para o biênio 2016-2018. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e avaliação de políticas públicas, gestão social, governo aberto, transparência, participação e desenvolvimento rural.

 

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Caldas, P. T., Amorim, A. F., do Vale, S. C., Cavalcante, C. E., & Dias, T. F. (2019). De onde vim? Para onde vou? O terceiro Setor em João Pessoa/PB. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 333–356. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.333-356

Edição

Seção

Artigos