Reprodução de Discursos Racistas em Textos de Discentes do Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul/RS

  • Laís Braga Costa Instituto Federal Farroupilha (IFF), São Vicente do Sul
  • Sirlei de Lourdes Lauxen Universidade de Cruz Alta (Unicruz)
  • Marcel Jardim Amaral Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Palavras-chave: Discurso, Educação, Racismo

Resumo

O presente artigo tomou por base textos produzidos por alunos do ensino médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Vicente do Sul, na disciplina de língua portuguesa. A questão central da discussão está baseada na análise sobre a reprodução de discursos racistas trazidos pelos textos dos discentes. Por se tratar de uma pesquisa social, é de natureza qualitativa conforme Minayo (2001). O texto discute a questão étnica no Brasil, a perspectiva política dos discursos e a realidade sociocultural da comunidade que compõe o IFFar. O aporte teórico foi constituído a partir de autores como Davis (2016), Freire (1996), Santos (2010), entre outros. Como conclusão apresenta-se a necessidade da discussão sobre racismo na escola para fomentar a empatia com os grupos étnicos não dominantes.

Biografia do Autor

Laís Braga Costa, Instituto Federal Farroupilha (IFF), São Vicente do Sul

Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Unicruz). Bibliotecária no IFFarroupilha Campus São Vicente do Sul-RS.

 
Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta (Unicruz)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Unicruz). 

Marcel Jardim Amaral, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande-RS. Assistente Social da E.M.E.I. Casa da Criança Dr. Augusto Duprat, Rio Grande-RS.

Publicado
2019-08-27
Como Citar
Costa, L., Lauxen, S., & Amaral, M. (2019). Reprodução de Discursos Racistas em Textos de Discentes do Instituto Federal Farroupilha - São Vicente do Sul/RS. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 300-311. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.300-311
Seção
Artigos