Aspectos da Heterogeneidade nas Agriculturas Familiares da Microrregião de Toledo/PR e do Território Norte Pioneiro Paranaense

Autores

  • Dimas Soares Junior Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR
  • Ricardo Ralisch Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Nathalie Elizabeth Cialdella Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD
  • Philippe Pedelahore Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.283-300

Palavras-chave:

assistência técnica, associativismo, classes de idade, nível de instrução, tipologia.

Resumo

A heterogeneidade da estrutura produtiva e dos modelos de produção é traço marcante da agricultura brasileira. O conceito de “agricultor familiar” definido em lei, esconde a grande diversidade presente também nesse estrato de produção. A realização do Censo Agropecuário 2006 considerando a estratificação dos diferentes grupos de beneficiários do PRONAF, oferece a possibilidade de identificar e discutir as distinções entre os diferentes tipos de agricultores familiares. Esse artigo tem por objetivo aferir, caracterizar e analisar comparativamente a presença de tais distinções no estado do Paraná e em duas de suas regiões, as quais apresentam históricos distintos de ocupação e índices contrastantes de desenvolvimento. Para tanto, foram analisados dados censitários agrupados considerado informações referentes aos agricultores, unidades produtivas, atividades econômicas, renda e ocupação. Observou-se o predomínio do grupo B do PRONAF no estado e no Território Norte Pioneiro e do grupo C na Microrregião de Toledo. As diferenças mais relevantes entre regiões e entre tipos de agricultores encontram-se em variáveis como o grau de associativismo e a oferta ou não de orientação técnica. Como similaridade destaca-se a presença marcante de “pronafianos” do grupo B nas classes de idade mais avançada, reforçando a preocupação com os processos de sucessão na agricultura familiar.

Biografia do Autor

Dimas Soares Junior, Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Ricardo Ralisch, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nathalie Elizabeth Cialdella, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD

Doutora em Systèmes Agraires et Développement pela AgroParisTech, França. Pesquisadora do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad).

Philippe Pedelahore, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD

Doutor em Géographie, Aménagement, pela Universidade de Toulouse 2. França. Pesquisador do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), França.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Soares Junior, D., Ralisch, R., Cialdella, N. E., & Pedelahore, P. (2019). Aspectos da Heterogeneidade nas Agriculturas Familiares da Microrregião de Toledo/PR e do Território Norte Pioneiro Paranaense. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 283–300. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.283-300

Edição

Seção

Artigos