O Desenvolvimento Baseado em Conhecimento no contexto das cidades: uma análise do caso de Monterrey

Autores

  • Fernanda Rizzon Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Mayara Pires Zanotto Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Misael Paulo Montaña Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Edson Fontana da Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.249-267

Palavras-chave:

Cidades do conhecimento, Cidades do Conhecimento. Monterrey. Estudo de Caso., Monterrey, Estudo de caso

Resumo

Conforme a economia migrou de essencialmente agrícola para industrial e comercial, acompanhada do aumento populacional, surgiram as cidades como modelo inicial de sistema de organização humana e econômica. Nos dias atuais, emergem os conceitos de Cidade do Conhecimento, pois as cidades não são mais vistas exclusivamente como centros econômico-financeiros, mas como um conjunto de valores tangíveis e intangíveis que se relacionam com pessoas, empresas e governos em uma tríplice hélice. Com o objetivo de examinar a aplicação do conceito de Cidade do Conhecimento, este artigo apresenta um estudo de caso único tendo como objeto de estudo a cidade mexicana de Monterrey, considerada uma cidade do conhecimento emergente. O caso de Monterrey revela oportunidades balizadas pela sociedade do conhecimento, uma vez que essa requer a mobilização de recursos endógenos, assim como, os exemplos observados nesse artigo nos apresentam o fato de que os recursos do conhecimento já existem e possuem uma espécie de “enraizamento” em valores culturais e históricos, desenvolvidos de forma orgânica e única. Quanto às limitações do estudo, é importante considerar o recorte temporal restrito aos anos 2008 e 2009, o que limitou a análise do caso em relação à fatos mais recentes, tais como, a instalação de carteis de narcotráfico na cidade que abalaram seus planos e estratégias. Esses fatos recentes representam uma perspectiva para a continuação do estudo do caso de Monterrey orientado para a análise dos impactos da violência e da criminalidade organizada no seu sistema de capitais.

Biografia do Autor

Fernanda Rizzon, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Aluna do Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como Gerente Administrativo na empresa Marcus Supermercado Ltda. Possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017), especialização em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de Caxias do Sul (2014), graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e graduação em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Realiza pesquisas na área de Marketing com ênfase em Comportamento do Consumidor. Principais áreas de interesse para pesquisas são: Imagem de Preço; Imagem de Produto e Gestão de Varejo.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutorado em Inteligência Estratégica - Universidad de Deusto (2010) Espanha, doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002), França; mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université Daix Marseille (1994), França, bacharel em comunicação Social pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université de Poitiers, France. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. acfachinelli@gmail.com

Mayara Pires Zanotto, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - da Universidade de Caxias do Sul, Mestra em Administração (2017) e Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas (2014) pela mesma instituição. É pesquisadora nas áreas de Governança Corporativa em Empresas Familiares, Comunicação Organizacional, Liderança, Cultura Organizacional.

Misael Paulo Montaña, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Design Estratégico pela UNISINOS, possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor da UCS

Edson Fontana da Silva, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Aluno do mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Rizzon, F., Fachinelli, A. C., Zanotto, M. P., Montaña, M. P., & Silva, E. F. da. (2019). O Desenvolvimento Baseado em Conhecimento no contexto das cidades: uma análise do caso de Monterrey. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 249–267. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.249-267

Edição

Seção

Artigos