Capital Social e Políticas de Desenvolvimento Territorial: estudo multicasos nos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte

Autores

  • Yuri de Lima Padilha Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Washington José de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.163-180

Palavras-chave:

Capital social, desenvolvimento territorial, Desenvolvimento territorial, políticas públicas, Políticas públicas

Resumo

Este trabalho objetiva avaliar elementos de capital social que circundam o Programa Territórios da Cidadania no Rio Grande do Norte. Diferentemente de outras investigações no tema, não se pretende medir o estoque de capital social, mas, sim, revelar o fenômeno da organização social e suas implicações, considerando que os territórios são constituídos pela política ao redor de estruturas de fomento ao capital social, qual seja, os colegiados territoriais, arenas que comportam representantes das diversas instâncias do poder público e da sociedade civil. A noção de capital social está na existência de relações que permeiam e sustentam o processo de desenvolvimento de forma institucionalizada, normatizadas ou articuladas sob forma de rede social (Costa, 2005). Os estudos e as definições clássicas de capital social estão em Bourdieu, Coleman e Putnam. Este trabalho tem caráter qualitativo e fez uso do estudo de caso como a estratégia de pesquisa. A coleta de dados aconteceu mediante entrevista semiestruturada ou semipadronizada, para isto, foram escolhidos representantes das instituições públicas e sociais envolvidos nos colegiados territoriais do Açu-Mossoró, Mato Grande e Sertão do Apodi. O modelo de análise e interpretação dos dados foi estruturado a partir da análise de conteúdo categorial de Bardin (2004). Nos casos em pauta, em que pese a similaridade das condições gerais de estrutura e funcionamento, o Sertão do Apodi apresenta qualidades superiores aos demais tendo em vista sua trajetória de cooperação e articulação social em torno da assistência técnica, aspecto histórico do território.

Biografia do Autor

Yuri de Lima Padilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Washington José de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Padilha, Y. de L., & Sousa, W. J. de. (2019). Capital Social e Políticas de Desenvolvimento Territorial: estudo multicasos nos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 163–180. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.163-180

Edição

Seção

Artigos