Social Currency and Technology: Analysis of Brazilian Social Currencies and the Palmas Case

Autores

  • Ariadne Scalfoni Rigo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Andréa Cardoso Ventura Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.136-155

Palavras-chave:

Moedas sociais, Tecnologias Sociais, Bancos Comunitários de Desenvolvimento, Banco Palmas

Resumo

Há muitas organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos que lidam com a atual crise mundial de desenvolvimento. Alguns estudos têm mostrado sistemas alternativos de uso de moedas sociais e complementares. Este trabalho tem como objetivo analisar a moeda social usada por um banco de desenvolvimento no intuito de melhorar a economia local em uma comunidade pobre no Brasil, usando uma tecnologia social (TS) específica. Aplicou-se uma abordagem etnográfica ao maior e mais antigo Banco Comunitário do país (Banco Palmas) e destacou-se o processo de criação e uso da moeda social denominada Palmas. Esta pesquisa permitiu a identificação de padrões que possibilitam a disseminação de TS para outras organizações comunitárias e sem fins lucrativos. Os resultados demonstraram que os bancos comunitários e suas moedas sociais podem desempenhar um papel importante no processo de desenvolvimento local, como uma tecnologia que ajuda na solução de problemas econômicos eficaz para alcançar grupos desfavorecidos. Ao final, argumenta-se que o processo de reaplicação do uso da moeda social é coerente com o conceito de TS.

Biografia do Autor

Ariadne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Atualmente é professora da Escola de Administração da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Administração (NPGA). É vice-coordenadora do NPGA e editora da revista Organizações & Sociedade (O&S). Pesquisa nas áreas Organizações e Gestão Social. Atualmente, tem se interessado pelas temáticas relacionadas às Políticas Públicas em Economia e Finanças Solidária, Moedas Sociais e Desenvolvimento de Territórios. É membro do comitê gestor da Research Association on Monetary Innovation and Community and Complementary Currency Systems (RAMICS).

Andréa Cardoso Ventura, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em administração pela UFBA - Universidade Federal da Bahia (2013), com doutorado-sanduiche em Engenharia Industrial realizado na UPM - Universidad Politécnica de Madrid (2012/2013), tendo como enfoque Tecnologias Sociais no Semiárido Baiano, fez Mestrado em Administração (2008), também pela UFBA, e em Estudios Contemporaneos de América Latina (2009), pela UCM - Universidad Complutense de Madrid, sendo ambas as dissertações com estudo enfocado em conflitos socioambientais relativos a projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), ligados ao Protocolo de Kyoto. A pesquisadora também possui especialização em Marketing, pela Unifacs (2003). Atualmente, está realizando pós-doutoramento pela UFBA, sendo pesquisadora integrante do Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia (NACIT/UFBA) e do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO/UFBA), pesquisando sobre inovações sociais para o desenvolvimento sustentável. Foi coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e vencedora do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014, com a melhor tese em "tecnologias socioambientais com ênfase no combate à pobreza". É pesquisadora colaboradora da Cátedra Unesco em Sustentabilidade e vice-coordenadora do grupo de pesquisa Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono. Tem larga experiência profissional na área de Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas, atuando como consultora em temas como: Inovação Social e Ambiental, Reciclagem Inclusiva, Desenvolvimento Sustentável, Conflitos Sociombientais, Governança Ambiental, Empreendedorismo e Relacionamentos Institucionais. Foi co-criadora da Plataforma Web "Paso Cierto", voltada a recicladores de base de oito países da América Latina.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Rigo, A. S., & Ventura, A. C. (2019). Social Currency and Technology: Analysis of Brazilian Social Currencies and the Palmas Case. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 136–155. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.136-155

Edição

Seção

Artigos