As Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro: uma discussão sobre o legado deixado à Vila Autódromo após os jogos

Autores

  • Aline Correia de Sousa Colantuono UNICAMP
  • Gustavo Henrique de Lima Campos PUCAMP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.135-153

Palavras-chave:

cidade mercadoria, legado, marketing urbano, Olímpiadas do Rio 2016.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de tratar não só o conceito de legado, como também o que foi deixado pelos Jogos Olímpicos à população carioca, especialmente, após a mudança de postura do COI (Comitê Olímpico Internacional) e a transformação do megaevento em mercadoria na sociedade do espetáculo. Também se pretende discutir o impacto da realização das Olimpíadas, no Rio de Janeiro em 2016, para a comunidade da Vila Autódromo, que sofreu com processos de remoção para a realização dos Jogos. Para tanto, além da introdução e das considerações finais, o trabalho será dividido em quatro seções: na primeira, será apresentado o simbolismo das Olimpíadas e a transformação do lócus dos jogos, ou seja, a cidade, em mercadoria, especialmente, a partir do momento em que o COI mudou de postura e passou a gerir o megaevento como um negócio. Na segunda, serão tratadas as contradições observadas no conceito de legado, notadamente, após a edição de Sidney, em que se observaram as estratégias de marketing urbano e de máquina de crescimento urbano. Na terceira, será mostrado como esse processo ocorreu para a candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016. Finalmente, na quarta seção, será apresentado o legado do megaevento para a comunidade da Vila Autódromo na cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Aline Correia de Sousa Colantuono, UNICAMP

Economista pelo UNI-FACEF, mestre em economia pela FCLAR/UNESP, doutoranda em desenvolvimento econômico pelo CEDE/UNICAMP e professora de economia na FATEC Ipiranga e na FATEC São Caetano do Sul.

Gustavo Henrique de Lima Campos, PUCAMP

Mestrando em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Gestão Urbana, Política e Planejamento Regional, investimentos financeiros no mercado de terra e imóveis, financeirização do circuito imobiliário e gentrificação.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Sousa Colantuono, A. C. de, & Campos, G. H. de L. (2018). As Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro: uma discussão sobre o legado deixado à Vila Autódromo após os jogos. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 135–153. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.135-153

Edição

Seção

Artigos