Fatores Facilitadores e Restritivos à Cooperação Universidade e Empresa: o caso Udesc

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.273-291

Palavras-chave:

Cooperação, Universidade, Empresa, Inovação, Udesc

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os principais fatores facilitadores e restritivos no desenvolvimento de projetos de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em cooperação com empresas, segundo o olhar de 10 líderes de grupos de pesquisa e de 14 gestores de empresas. A base teórica do estudo compreende a discussão dos argumentos de autores nacionais e internacionais acerca da cooperação universidade-empresa (U-E). A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, análise documental e o questionário, sendo tratados de modo descritivo. Os fatores “recursos financeiros adicionais” e “acesso a pesquisadores qualificados” foram considerados como os fatores mais facilitadores segundo os líderes de grupos de pesquisa e gestores de empresas, respectivamente; e o “excesso de burocracia” como o fator mais restritivo à cooperação universidade-empresa, tanto para os líderes de grupos de pesquisa como para os gestores de empresas. Os achados são corroborados por estudos teóricos e empíricos nacionais e internacionais, reforçando os avanços da literatura e das questões metodológicas utilizadas.  Conclui-se que a universidade deverá aperfeiçoar as práticas de cooperação com as empresas, estabelecendo políticas institucionais que possibilitem a redução da burocracia e dos prazos de tramitação dos processos, a fim de minimizar as barreiras identificadas na interação e possibilitar o desenvolvimento de mais pesquisas aplicadas entre os envolvidos na cooperação. O estudo tem como limitações a volatilidade das percepções dos pesquisados, a área geográfica de Santa Catarina e três Centros de Ensino da Udesc.

Biografia do Autor

Marcelo Gomes Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Administrador e Técnico Universitário de Desenvolvimento na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Nério Amboni, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc / Centro de Ciências da Administração e Sócioeconômicas - ESAG

Professor do curso de graduação em Administração e do mestrado acadêmico e profissional em Administração da ESAG, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc.

Gerson Volney Lagemann, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc / Centro de Ciências Tecnológicas - CCT.

Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, Centro de Ciências Tecnológicas - CCT.  departamento de Engenharia de Produção, área de empreendedorismo.

Rui Otávio Bernardes de Andrade, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

Coordenador e Professor do Mestrado e do Doutorado Acadêmico em Administração da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Cardoso, M. G., Amboni, N., Lagemann, G. V., & Andrade, R. O. B. de. (2018). Fatores Facilitadores e Restritivos à Cooperação Universidade e Empresa: o caso Udesc. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 273–291. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.273-291

Edição

Seção

Artigos