Uma Revisão Crítica da Pesquisa Qualitativa em Gestão Territorial: panorama da produção brasileira em administração (2006 -2015)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.112-129Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Pesquisa Qualitativa, Gestão territorial, Revisão crítica., Análise bibliométrica, Revisão críticaResumo
O presente trabalho trata da produção científica brasileira da área de Administração e que utiliza abordagens qualitativas de investigação, no campo aqui denominado por gestão territorial. Apresenta-se uma pesquisa documental, simultaneamente bibliométrica e de revisão crítica, que analisou a mencionada produção, a partir dos seguintes critérios: orientação paradigmática; lugar ocupado pela teoria no design de investigação; tradição de pesquisa utilizada; tipos de dados presentes; formas de análises desenvolvidas; e critérios de qualidade adotados. A análise foi delimitada ao último decênio de publicações (2006-2015), sob a forma de artigos em periódicos nacionais, nos estratos de maior avaliação do Sistema Qualis/Capes, na área de Administração. Os achados indicam a predominância de perspectivas metodológicas construtivistas e que empregam recursos teóricos na condição de lente de auxílio à análise, sem enquadrar esta última em modelos teoricamente pré-concebidos. Há elevada concentração das estratégias de pesquisa nos estudos de caso e prevalência da análise de conteúdo no tratamento dos dados, os quais, predominantemente, originam-se de documentos e entrevistas. É reduzida, nesse campo, a incorporação de critérios de qualidade em pesquisa qualitativa, sendo que em muitos trabalhos não se identifica o uso explícito de quaisquer deles e que em quase 40% não se esclarece sobre caminho analítico tomado quanto ao material analisado. Ao final, este artigo discute possíveis implicações desses aspectos sobre o processo de produção de conhecimento em gestão territorial – considerando, especialmente, a configuração do campo em termos da natureza dos fenômenos investigados - e lança algumas considerações referentes ao aprimoramento e ampliação da pesquisa desenvolvida.
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