Inovação Sustentável em uma organização de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.417-447

Palavras-chave:

Inovação. Sustentabilidade. Hospital. Organização de saúde.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se as inovações desenvolvidas e institucionalizadas em uma organização de serviços em saúde podem ser consideradas como inovações sustentáveis. Para atender esse objetivo, foi realizado um estudo de caso qualitativo com característica descritiva cujo objeto de análise foi um hospital privado de grande porte, localizado na cidade de Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de nove entrevistas semiestruturadas com as lideranças indicadas pela Instituição e por meio de documentos disponibilizados. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados mostram que a organização em saúde estudada desenvolve práticas de inovação que apresentam contribuições para sustentabilidade, como: aquisição de equipamentos, inovação no modelo de gestão, inovação na estrutura organizacional e a introdução da Escola Superior de Saúde. Entretanto, essas práticas não ocorreram de forma sistematizada de acordo com os pilares da sustentabilidade e, sim, a partir de uma concepção estratégica com benefícios econômicos e sociais significativos alinhados com o modelo de gestão. 

Biografia do Autor

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale.

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração (UNISINOS). Especialista em Gestão e Planejamento de RH (UNISINOS). Graduada em Pedagogia (UNISINOS). Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Claudia Cristina Bitencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela UFRGS. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Administração pela PUCRS. Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISINOS.

Cristine Hermann Nodari, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduada em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Paola Schmitt Figueiró, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela UFRGS. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Froehlich, C., Bitencourt, C. C., Nodari, C. H., & Figueiró, P. S. (2018). Inovação Sustentável em uma organização de saúde. Desenvolvimento Em Questão, 16(44), 417–447. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.417-447

Edição

Seção

Artigos