Valoração Atribuída aos Serviços Ambientais de Acordo com os Diferentes Métodos: um Estudo no Período de 2005 a 2015
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.168-191Mots-clés :
Valoração Econômica Ambiental, Recursos Ambientais, VERA.Résumé
A pesquisa tem como o objetivo identificar os valores atribuídos aos serviços ambientais de acordo com os diferentes métodos de valoração ambiental existentes na literatura no período de 2005 a 2015. É uma pesquisa descritiva, bibliográfica com abordagem quantitativa e teve como fonte de pesquisa a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os parâmetros analisados foram autor (es), local de estudo, os métodos de valoração ambiental utilizados, os objetivos, valores estimados dos serviços ambientais e atributo valorado. Os resultados mostraram que o Método de Valoração Contingente predominou em grande parte dos trabalhos analisados. Identificou-se que a Região Sudeste possui o maior número de métodos de valoração ambiental aplicados nos estudos, não havendo nenhuma publicação sobre a temática na Região Nordeste. O ano com maior publicação abordando o tema foi 2010, enquanto 2005 e 2014 não foram identificados nenhum estudo. Quanto aos valores dos serviços ambientais estimados estes foram diversificados em razão da forma de avaliação, método, objeto avaliado, entre outras variáveis.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.