Quo Vadis: Caminhos e Diálogos da Gestão Social com as Obras de Jürgen Habermas

Autores

  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • José Roberto Pereira Professor associado da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA).
  • José Willer do Prado Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).
  • Érica Aline Ferreira Silva Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.24-45

Palavras-chave:

Habermas, Gestão Social, Democracia, Esfera Pública

Resumo

Neste artigo investigamos como autores do campo da Gestão Social fazem referência às obras de Jürgen Habermas e seu arcabouço conceitual. Argumentamos a partir de 54 artigos mapeados que apesar da influência de Habermas na concepção do conceito de gestão social para diversos autores do campo, seu amplo arcabouço teórico ainda é pouco abordado. Poucas obras suas são exploradas e uma gama de textos faz referência a ele por meio de leituras realizadas por outros autores e com indícios de diferentes e divergentes interpretações de seus textos. Além disso, encontramos citações sem uma consideração contextual de suas obras; carência de considerações sobre as transformações do ‘pensamento habermasiano’; esquecimento do diagnóstico da colonização do mundo da vida pelo sistema; carência de referências à autores que realizam diálogos críticos e de debates sobre sua aplicação à sociedade brasileira. Concluímos indicando que os textos de Habermas podem contribuir (considerando as limitações e avançando nelas) com o desenvolvimento e consolidação do campo de estudo e prática da Gestão Social, caso sejam explorados para além de Mudança Estrutural da Esfera Pública e capítulos de Teoria do Agir Comunicativo.

Biografia do Autor

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Mestre e doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

José Roberto Pereira, Professor associado da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA).

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor associado da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA).

José Willer do Prado, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Graduado em Administração e Mestre em Administração (UFLA). Doutorando em Administração (UFLA).

Érica Aline Ferreira Silva, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Graduada em Administração pela UFLA. Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras/Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Alcântara, V. de C., Pereira, J. R., Prado, J. W. do, & Silva, Érica A. F. (2019). Quo Vadis: Caminhos e Diálogos da Gestão Social com as Obras de Jürgen Habermas. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 24–45. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.24-45

Edição

Seção

Artigos