Análise do Capital Social dos Agentes de um APL da Atividade Vinícola

Autores

  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Gustavo Cristiano Sampaio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gilson Ditzel Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.508-537

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local, Vitivinicultura, capital social, cooperação

Resumo

As discussões na literatura apontam para novas dinâmicas produtivas com a valorização da articulação dos agentes territoriais, como ocorre com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).De forma geral, estes APLs são constituídos por um conjunto de agentes econômicos, sociais e políticos do território, os quais interagem em ações conjuntas que visam ganhos de competitividade, implicando na relação direta com o capital social.Neste sentido, o artigo buscou analisar elementos do capital social de um APL da área vinícola, incluindo as relações sociais e a interação dos seus agentes.Quanto à metodologia, a pesquisa utilizou o método de estudo de caso no APL de Vinhos de Altitude Catarinense, com a coleta de fontes primárias a partir de entrevistas com o conjunto de agentes deste arranjo produtivo.Os dados foram tabulados com métodos estatísticos e ARS, possibilitando uma abordagem quantiqualitativa.Como síntese dos principais resultados ressalta-se que este APL de vitivinicultura possui um bom nível de confiança, engajamento e comprometimento entre os agentes.Contudo, a rede possui uma baixa interação social, além de revelar um papel centralizador da governança local e de um pequeno grupo de agentes.O método ARS comprovou estes apontamentos, com a densidade e a reciprocidade ficando em torno de um terço das possibilidades para esta rede.

Biografia do Autor

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - câmpus Curitiba), na linha de pesquisa "Tecnologia e Desenvolvimento".Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do câmpus Pato Branco.Seu interesse de pesquisa inclui: Arranjos Produtivos Locais; desenvolvimento local/regional; políticas públicas territoriais; ciência, tecnologia e inovação.

Gustavo Cristiano Sampaio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Desenvolvimento Regional, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Gilson Ditzel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do câmpus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Marini, M. J., Sampaio, G. C., & Santos, G. D. (2018). Análise do Capital Social dos Agentes de um APL da Atividade Vinícola. Desenvolvimento Em Questão, 16(44), 508–537. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.508-537

Edição

Seção

Artigos