Tecnificação de Produtores e Estruturas de Governança no Sistema Agroindustrial de Leite

Autores

  • Daniela Caldas Acosta UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
  • José Paulo de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
  • Sandra Mara Schiavi Bankuti UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.292-315

Palavras-chave:

Contratos, Contratos. Atributos de transação. Dimensões mensuráveis. Direitos de Propriedade., Atributos de transação, Dimensões mensuráveis, Direitos de propriedade

Resumo

As evoluções observadas na trajetória do Sistema Agroindustrial (SAG) do leite no Brasil refletiram no modo de operação e nas relações dos segmentos produtor e processador. Embora esse SAG apresente crescimento, a diversidade no nível tecnológico do segmento de produção rural tem efeito sobre o desempenho da cadeia de forma geral, e se estende para a estrutura das relações, impactando na distribuição de valor nas transações. Assim, toma-se como base a proposta de entender a estratégias de organização dos segmentos que integram a cadeia produtiva por intermédio da Economia dos Custos de Transação e Teoria dos Custos de Mensuração, de forma pontual no estado do Paraná. Para isso, o seguinte objetivo foi definido: compreender como se dão as relações entre o segmento produtor e processador no SAG de leite, ao se considerar o nível de especialização tecnológica dos produtores nas diferentes regiões do estado do Paraná. Para isso, utilizou-se procedimentos metodológicos sustentados em pressupostos qualitativos, e pesquisa descritiva. Os dados primários foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com produtores e processadores localizados nas diferentes regiões do Estado. Como resultado identificou-se que as estruturas de governança predominantes  são de forma híbrida, envolvendo contratos formais e, em sua maioria, informais, requerendo confiança e reputação. A contratação formal se associa a níveis elevados de tecnificação no segmento de produção rural, sendo encontrada apenas na região Centro-Oriental do Estado, indicando que a elevação na capacidade produtiva tem influência na definição dos arranjos, e consequente obtenção de eficiência e melhor distribuição de valor.

Biografia do Autor

Daniela Caldas Acosta, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade pela Universidade Estadual de Maringá.

José Paulo de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Estadual de Maringá.

Sandra Mara Schiavi Bankuti, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Federal de Maringá.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Acosta, D. C., Souza, J. P. de, & Bankuti, S. M. S. (2018). Tecnificação de Produtores e Estruturas de Governança no Sistema Agroindustrial de Leite. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 292–315. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.292-315

Edição

Seção

Artigos