Representações Sociais e Pobreza no Planalto Norte Catarinense: voz das beneficiárias do Programa Bolsa Família

Autores

  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado (UnC)
  • Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.199-217

Palavras-chave:

Pobreza, Pobreza. Representações Sociais. Desenvolvimento Regional, Representações sociais, Desenvolvimento regional

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar as representações sociais dos sujeitos que vivem em condição de pobreza no Planalto Norte de Santa Catarina. Participaram 115 mães, com idade entre 18 e 63 anos, todas beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes nos municípios de Mafra, São Bento do Sul, Três Barras e Irineópolis. Constatou-se que os participantes do estudo compreendem a pobreza a partir de uma visão multidimensional, pela qual a ausência de renda não é o único fator considerado como provocador desta condição de forma que os elementos identificados reforçam a visão de que o desenvolvimento da região também está relacionado o envolvimento social de seus sujeitos, permitindo que os mesmos possam fazer e sentir-se ativos no processo de crescimento pessoal e crescimento de seu território, pois a ausência de entendimento sobre o seu crescimento pessoal impede a leitura de crescimento de território.

Biografia do Autor

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado (UnC)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).

 

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professor titular da Universidade do Contestado, Programa de Mestrado em Desenvolvimento. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento. Desenvolve pesquisa sobre redes em saúde pública financiada pelo CNPq. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento Urbano e Regional, área de concentração em Desenvolvimento Regional, com estudos, orientações e produções  nos temas: desenvolvimento regional; direito(s); políticas públicas; cultura e desenvolvimento; pobreza; gestão pública e social; políticas sociais de assistência social e saúde; controle social.

Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC). Professora da Universidade do Contestado (UnC).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Milani, M. L., & Pawlowytsch, P. W. da M. (2019). Representações Sociais e Pobreza no Planalto Norte Catarinense: voz das beneficiárias do Programa Bolsa Família. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 199–217. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.199-217

Edição

Seção

Artigos