Governança Desgovernada: uma história econômica do Plano Real a partir de sua incoerência teórica (1994-1999)

Autores

  • Victor Garcia Miranda Cientista Político, Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.8-44

Palavras-chave:

Política Econômica, plano de estabilização, Plano Real.

Resumo

O presente texto visa analisar o processo operacional do Plano Real e seus efeitos mensurados na economia e na política brasileira no momento de existência da chamada âncora nominal baseada na paridade cambial entre a moeda nacional e o dólar (1994-1999). Interpreta-se o Plano Real como projeto que buscava a estabilidade da economia por meio do combate à hiperinflação e que esteve envolvido também num arranjo conjuntural específico, que demanda interpretação histórica – não somente técnico-econômica. Partindo do pressuposto de que houve influência da teoria neoclássica da escolha de instrumentos e objetivos de estabilização macroeconômica de Robert A. Mundell (1932- ), o presente texto busca apurar a manifestação histórica de efeitos econômicos e políticos do Plano Real e se houve coincidência entre o que fora escrito por um teórico que influenciou a formação dos “pais do Real” e a realidade da experiência de âncora cambial desenvolvida no Brasil a partir de 1994. A pesquisa realizada indica que houve profunda incoerência entre a presunçosa teorização de Mundell e os efeitos historicamente encontrados, desmontando-se a concepção de infalibilidade das teorias neoclássicas. Pelo contrário: tais efeitos provocaram aprofundamento da condição de dependência do país frente ao cenário do capitalismo internacional daquele momento, por meio do agravamento da crise no balanço de pagamentos e da financeirização do déficit público da União.

Biografia do Autor

Victor Garcia Miranda, Cientista Político, Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Cientista político e historiador econômico. Professor adjunto do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFMS. Doutor em História (Instituições e Movimentos Sociais), mestre em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas). Sócio da Associação Brasileira de História Econômica e da Associação Brasileira da Ciência Política. Pesquisa temas relacionados a Política e Economia, Elites e Processos Decisórios.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Miranda, V. G. (2018). Governança Desgovernada: uma história econômica do Plano Real a partir de sua incoerência teórica (1994-1999). Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 8–44. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.8-44

Edição

Seção

Artigos