Políticas públicas e agricultura familiar: um estudo de caso no território rural São Mateus em Minas Gerais

Autores

  • Álvaro Antônio Xavier de Andrade Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Pedro Santiago Pereira Zanelatto Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares.
  • Welder Nunes de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares.
  • Dênis Antônio da Cunha Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Bianca de Jesus Souza NEDET São Mateus.
  • Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.143-162

Palavras-chave:

Descentralização, descentralização, Participação social, participação social, Inação governamental, inação governamental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados a cerca da implementação e operacionalização das políticas públicas universais voltadas para agricultura familiar no Território Rural São Mateus, Minas Gerais. Como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas como técnica de coleta de dados em campo. Constatou-se que as políticas públicas pesquisadas encontraram diversos entraves para sua implementação e pouco contribuíram para a inclusão produtiva e o desenvolvimento territorial no período avaliado, principalmente devido ao pouco diálogo existente entre agricultores, as entidades que os representam e os governos municipais.

Biografia do Autor

Álvaro Antônio Xavier de Andrade, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialização em Planejamento Ambiental com Ênfase em Educação Ambiental pela UNYAHNA (2011). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou no NEDET São Mateus como Assessor Técnico de Inclusão. Atualmente é doutorando em Extensão Rural na UFV.

Pedro Santiago Pereira Zanelatto Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares.

Estudante de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares. Bolsista Iniciação Científica. Membro equipe NEDET São Mateus.

Welder Nunes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares.

Estudante de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares. Bolsista Iniciação Científica.Integrou a equipe NEDET São Mateus.

Dênis Antônio da Cunha, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) e Extensão Rural (PPGER) da Universidade Federal de Viçosa.

Bianca de Jesus Souza, NEDET São Mateus.

Possui graduação em Agroecologia pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba e mestrado em Agroecologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente atua como Assessora de Gestão Social no NEDET São Mateus

Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em História pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador Geral do projeto que instituiu o NEDET São Mateus.

Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutor em Botânica pela UFV. Coordenador do Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) campus Governador Valadares e do NEDET São Mateus.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Andrade, Álvaro A. X. de, Carneiro, P. S. P. Z., Souza, W. N. de, Cunha, D. A. da, Souza, B. de J., Ribeiro, A. E. M., & Teixeira, R. D. B. L. (2019). Políticas públicas e agricultura familiar: um estudo de caso no território rural São Mateus em Minas Gerais. Desenvolvimento Em Questão, 17(46), 143–162. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.143-162

Edição

Seção

Artigos