Participação da Comunidade na Consulta Popular na Região do Coredepes: Uma Análise das Demandas na Região do Paranhana e Encosta da Serra (RS, Brasil)

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) http://orcid.org/0000-0003-1815-4457
  • Jacques Andre Grings Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas de Taquara/Brasil
  • Shirlei Alexandra Fetter Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas de Taquara/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.157-179

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Consulta Popular, Participação da Sociedade.

Resumo

O artigo discute a participação da população da região do Paranhana e Encosta da Serra (RS, Brasil) no processo de consulta popular, através da identificação do número de votos e das principais demandas eleitas no período entre 2006 e 2015. A consulta popular, criada no RS em 1998, possibilita que a população participe de forma direta no processo democrático, elegendo parte das prioridades dos investimentos e seviços que comporá o orçamento estadual. Nesse processo os valores são rateados entre as vinte e oito regiões de abrangência dos COREDES, observados critérios populacionais de cada região e o IDESE. A pesquisa mostra que a participação popular na divisão dos investimentos públicos tem diminuído nos últimos anos. Os investimentos mais votados/demandados na região estão voltados para as demandas nas quais o governo já deveria investir – sem necessitar de consulta popular – como saúde, educação e segurança pública, não considerando as especificidades de cada municipio.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados. É professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua, ainda, como coordenador dos Cursos de História e de Geografia no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). É pesquisador integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de História da Imigração (CNPq), na Linha de Pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, das representações e da produção de narrativas visuais em espaços museológicos associados à imigração alemã no sul do Brasil. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Ensino de História, Memória e Desenvolvimento Regional, Gênero, Processos identitários e suas relações com o desenvolvimento regional.

Jacques Andre Grings, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas de Taquara/Brasil

Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas de Taquara FACCAT (Conclusão em Dezembro de 2013). Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Rio Grandense - IF SUL. Especialista em Educação a Distância com ênfase na docência e tutoria em EaD pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Mestrando em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Bolsista Capes.

Shirlei Alexandra Fetter, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas de Taquara/Brasil

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Experiência em Orientação Educacional nos cursos do Pronatec Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS (2014 - 2015). Possui graduação em Pedagogia Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2012). Especialização em Gestão Educacional, com ênfase em Orientação e Supervisão Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2014). Especialização em Mídias na Educação-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL (2015). Curso de Aperfeiçoamento de  Professores para Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva-Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015).Atualmente é bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Gevehr, D. L., Grings, J. A., & Fetter, S. A. (2017). Participação da Comunidade na Consulta Popular na Região do Coredepes: Uma Análise das Demandas na Região do Paranhana e Encosta da Serra (RS, Brasil). Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 157–179. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.157-179

Edição

Seção

Artigos