Análise Espacial do Desenvolvimento e das Desigualdades no Território Sudoeste Baiano

Autores

  • Allisianne Krystina Saraiva de Figueiredo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0003-4066-5464
  • Mônica de Moura Pires, Dra Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Andréa da Silva Gomes, Dra Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Fernando Rubiera Morollon, Dr Universidade de Oviedo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.69-104

Palavras-chave:

Análise fatorial, Análise fatorial. Agrupamento. Indicadores. Bahia., Agrupamento, Indicadores, Bahia

Resumo

Este estudo objetiva analisar o desenvolvimento do Território do Sudoeste Baiano (TSB), sob a perspectiva multidimensional, identificando as disparidades e semelhanças entre os municípios que o compõem. Parte-se, incialmente, de uma revisão de literatura baseada em teorias de economia regional, mais especificamente sobre o desenvolvimento desigual entre as regiões. A partir de indicadores sociais, econômicos, demográficos, político-institucionais, ambientais e culturais, a Análise Fatorial para reduzir esse conjunto de variáveis facilitando a análise dos indicadores. A partir dos escores fatoriais, realizou-se a análise de agrupamento considerando as similaridades entre os municípios com as dimensões analisadas. Verificou-se uma grande concentração do crescimento econômico e do desenvolvimento no município de Vitória da Conquista, principal centro-urbano do Território. Em todas as dimensões analisadas os municípios apresentaram uma dinâmica econômica pouco expressiva, associada ao baixo desempenho em indicadores sociais, resultando em um desenvolvimento desigual e heterogêneo. A análise fatorial revelou o crescimento econômico e a infraestrutura como os fatores determinantes do desenvolvimento e das desigualdades no TSB, e também possibilitou hierarquizar os municípios, em ordem de melhor para a pior condição. A análise de agrupamento apontou três grupos distintos quanto ao desenvolvimento, confirmando o cenário de heterogeneidade existente no TSB, em que Vitória da Conquista apresenta desempenho bastante diferente dos demais municípios. Constatou-se polarização e concentração do crescimento econômico resultante da pouca atratividade econômica da maioria dos municípios que compõem o Território. Essas análises podem subsidiar políticas de gestão e planejamento territorial, para reduzir as disparidades nesse Território.

Biografia do Autor

Allisianne Krystina Saraiva de Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Especialista em Gestão do Conhecimento para a Inovação e Empreendedorismo e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Atuou como Assessora na Gestão de Projetos e Convênios Institucionais AGESPI, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia de 2012 a 2013. Em 2013 atuou também como Conselheira Fiscal da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB - Crediuesb. Desde 2007 atua com captação de recursos, elaboração de projetos, gestão de convênios e prestação de contas, capacitação e assessoramento em atividades correlatas. Possui formação em elaboração e avaliação de projetos sociais e institucionais, sistema de gestão de convênios e desenvolvimento regional e local. Atua principalmente com os seguintes temas: captação e mobilização de recursos, políticas de financiamento, desenvolvimento local, concentração e aglomerados econômicos, e empreendedorismo.

Mônica de Moura Pires, Dra, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Andréa da Silva Gomes, Dra, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon (INA-PG), França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA.

Fernando Rubiera Morollon, Dr, Universidade de Oviedo

Doutor em Economía pela Universidad de Oviedo, Espanha. Professor da Universidad de Oviedo, Espanha.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Figueiredo, A. K. S. de, Pires, M. de M., Gomes, A. da S., & Morollon, F. R. (2018). Análise Espacial do Desenvolvimento e das Desigualdades no Território Sudoeste Baiano. Desenvolvimento Em Questão, 16(44), 69–104. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.69-104

Edição

Seção

Artigos