Inovatividade Organizacional, Consumo Sustentável e Desempenho: Evidências Empíricas no Setor do Agronegócio

Autores

  • Vera Lucia Kist Faculdade de Itapiranga (FAI)
  • Nathalia Berger Werlang Faculdade de Itapiranga - FAI
  • Rosiane Oswald Flach Faculdade de Itapiranga - FAI
  • Fabiane Favretto Faculdade de Itapiranga (FAI)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.66-88

Palavras-chave:

Inovatividade Organizacional, Consumo Sustentável, Agronegócio.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar a inovatividade organizacional, o consumo sustentável e desempenho das propriedades rurais pertencentes a 31ª Secretaria Desenvolvimento Regional de Itapiranga – SC. O procedimento metodológico utilizado neste estudo de natureza empírica seguiram as etapas do método quantitativo e descritivo, sendo operacionalizado por meio de uma survey. A amostra final foi composta por 171 questionários válidos respondidos por produtores rurais. Os testes realizados nesta pesquisa, contendo técnicas estatísticas univariadas, revelaram que as propriedades rurais apresentam uma propensão a inovatividade, uma vez que se diferenciam no mercado em que atuam. Os respondentes também afirmaram possuir práticas de consumo sustentável, visando diminuir impactos ao meio ambiente. Dessa forma, afirma-se que as práticas de inovatividade organizacional e de consumo sustentável podem influenciar o desempenho positivo das propriedades rurais.  

Biografia do Autor

Vera Lucia Kist, Faculdade de Itapiranga (FAI)

Aluna do curso de Administração da Facultade de Itapiranga (FAI).

Nathalia Berger Werlang, Faculdade de Itapiranga - FAI

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Hotelaria na Castelli Escola Superior de Hotelaria. Atualmente é professora titular da Faculdade de Itapiranga-SC (FAI).

Rosiane Oswald Flach, Faculdade de Itapiranga - FAI

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Graduada em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Professora da Faculdade de Itapiranga (FAI).

Fabiane Favretto, Faculdade de Itapiranga (FAI)

Aluna do curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Kist, V. L., Werlang, N. B., Flach, R. O., & Favretto, F. (2016). Inovatividade Organizacional, Consumo Sustentável e Desempenho: Evidências Empíricas no Setor do Agronegócio. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 64–88. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.66-88