Interação de recursos em redes: um estudo em um Arranjo Produtivo Local de calçados

Autores

  • Iris Stéfani Viana de Oliveira Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Cláudia Fabiana Gohr Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.513-547

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local, Relacionamentos Interorganizacionais, Recursos Interorganizacionais.

Resumo

A interação dos recursos em redes de relacionamentos interorganizacionais está relacionada ao processo de combinação, recombinação e co-desenvolvimento de recursos que ocorrem por meio da interação entre empresas, sendo esta interação fundamental para o desenvolvimento de vantagens competitivas. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo identificar e analisar os recursos interorganizacionais existentes em função do relacionamento entre as empresas que atuam em um Arranjo Produtivo Local (APL), assim como caracterizar o relacionamento existente entre elas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de múltiplos estudos de casos com abordagem predominantemente qualitativa. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada sendo aplicada junto aos gestores das empresas. A análise dos dados foi desenvolvida dentro e entre os casos, utilizando-se do Atlas.ti para auxiliar na organização e arquivamento das informações, permitindo apoio para a análise dos dados. Por meio da pesquisa constatou-se que as empresas apresentam forte relação de confiança, parceria, interdependência, aprendizagem, interação e cooperação. Há também forte interação com instituições públicas e/ou privadas. A interação e o compartilhamento de recursos do tipo informação/conhecimento – recursos particulares do relacionamento – está permitindo ganhos em termos de melhorias para todas as empresas. Há também recursos que estão associados à relação, havendo interdependência, confiança e um melhor fluxo de informações.

Biografia do Autor

Iris Stéfani Viana de Oliveira, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba

Cláudia Fabiana Gohr, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

de Oliveira, I. S. V., & Gohr, C. F. (2018). Interação de recursos em redes: um estudo em um Arranjo Produtivo Local de calçados. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 513–547. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.513-547

Edição

Seção

Artigos