O Papel dos Ativos Territoriais e da Inovação no Desenvolvimento de Cidades Criativas

Autores

  • Juliana Cristina Gallas Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Tatiana Ghedine Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Cláudio Reis Gonçalo Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Adriana Marques Rossetto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.113-146

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial, Ativos Territoriais, Sistema de Inovação Territorial, Cidades Criativas.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é discutir o papel do desenvolvimento territorial, através dos ativos territoriais, e da inovação no desenvolvimento de cidades criativas. Para isso buscou-se estabelecer possíveis ligações entre ativos territoriais e inovação territorial como forma de alavancar o desenvolvimento de cidades criativas. Percebeu-se que os ativos territoriais (tangíveis e intangíveis) podem ser entendidos como as entradas do sistema de inovação territorial que geram como saída inovações que podem alavancar a produtividade e o desenvolvimento do território. Consequentemente, estas inovações serão colocadas a prova no ambiente e permitirão ou suportarão mudanças em todos os ativos territoriais que com elas estiverem relacionadas, gerando e difundindo conhecimento que poderá tornar o sistema de inovação territorial mais eficiente e eficaz, favorecendo o desenvolvimento de cidades criativas.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Gallas, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2008). Especialização em estética Facial e Corporal pela Universidade do vale do Itajaí (2009). Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora Titular do Curso de Tecnologia em Cosmetogia e Estética da UNIVALI. Atualmente é coordenadora do Curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas de beleza e estética. Area de pesquisa: Comportamento estratégico, mercado de beleza e estética.

Tatiana Ghedine, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutorado (2009) e Mestrado (2004) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduação em Informática - Habilitação em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), Tecnóloga em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (1996). Lecionou como professora convidada na Euromed Ecole de Management (Marselha/França). Atualmente é professora da UNIVALI - Itajaí. Temas de interesse: estratégia, internacionalização, economia criativa, recursos e capacidades.

Cláudio Reis Gonçalo, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com doutorado sandwich ao longo de 2002 na Monash University (Melbourne, Austrália), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e graduação em Engenharia Eletrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979). Professor da Engenharia Elétrica da Pontifícia Uniiversidade Católica do RS - PUC, de 1980 a 1989. Professor em Administração de Empresas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS , de 1997 a 2010. De 2004 a 2010, atuou como professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISINOS. Em 2006 e 2007, atuou como Gerente de Pesquisa da UNISINOS, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A partir de agosto de 2011, ingressou como professor titular do PPGA da UNIVALI - Universidade do Vale de Itajaí. Temas específicos de pesquisa: gestão do conhecimento, inovação e administração estratégica de serviços. Parceria com Monash University/ SIMS/ Melbourne/Australia - Knowledge Management Research Program - Coordenador do GESICON - Grupo de Estratégia em Serviços, Inovação e Conhecimento.

Adriana Marques Rossetto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção, na área de concentração em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, atuando como professora permanente e coordenadora do Programa de Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e sustentabilidade, políticas públicas e desenvolvimento urbano e regional, turismo sustentável. Atuou como consultora no Comitê Interdisciplinar da CAPES e atualmente colabora com o Comitê da Área de Ciências Ambientais. Participa de diversos conselhos editorais de periódicos e como consultora ad hoc de órgãos de fomento, comitês científico de eventos e periódicos das áreas em que desenvolve estudos. Líder do Grupo de Pesquisa Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Gallas, J. C., Ghedine, T., Gonçalo, C. R., & Rossetto, A. M. (2018). O Papel dos Ativos Territoriais e da Inovação no Desenvolvimento de Cidades Criativas. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 113–146. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.113-146

Edição

Seção

Artigos