Diversas vozes, muitos dilemas: discutindo o Programa Bolsa Família a partir das questões de gênero e empoderamento

Autores

  • Hareli Fernanda Garcia Cecchin Universidade Federal do Tocantins
  • Temis Gomes Parente Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.322-352

Palavras-chave:

Gênero, Empoderamento, Programa Bolsa Família

Resumo

O Programa Bolsa Família foi criado com o objetivo de promover o alívio da pobreza por meio da transferência de renda. É expressivo o percentual de mulheres beneficiárias, pois são elas as titulares para o recebimento. A prioridade feminina se dá porque se considera que são elas as responsáveis pelo cuidado da família. Tendo isso em vista, esta pesquisa foi realizada no município de Babaçulândia (TO), no Acampamento Ilha Verde, com o objetivo de levantar os efeitos do Programa Bolsa Família no cotidiano das mulheres beneficiárias desse Acampamento, com foco nas relações de gênero e empoderamento. Metodologicamente, utilizou-se a História Oral, que visa o contato direto com os sujeitos via história narrada por meio da técnica da entrevista. As mulheres do Acampamento Ilha Verde relataram utilizar o benefício para manter a sobrevivência da família (por meio da aquisição de alimentos, roupas e remédios). Nas entrevistas realizadas, nenhuma das mulheres relatou ter participado de programas complementares ligados ao Bolsa Família, como cursos do Programa Bolsa Família ou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A partir das discussões, e através das narrativas das mulheres, percebeu-se que o Programa Bolsa Família não provocou transformações no cotidiano das famílias do Acampamento Ilha Verde, pois as mulheres reproduzem as relações de gênero.

Biografia do Autor

Hareli Fernanda Garcia Cecchin, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Psicologia e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Temis Gomes Parente, Universidade Federal do Tocantins

Graduação, mestrado e doutorado em História. Professora do Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Cecchin, H. F. G., & Parente, T. G. (2018). Diversas vozes, muitos dilemas: discutindo o Programa Bolsa Família a partir das questões de gênero e empoderamento. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 322–352. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.322-352

Edição

Seção

Artigos