O Papel da Cobertura Vegetal nos Ambientes Urbanos e sua Influência na Qualidade de Vida nas Cidades

Autores

  • Taise Ernestina Prestes Duarte Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis.
  • Fabio Henrique Soares Angeoletto Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis.
  • Jeater Waldemar Maciel Correa Santos Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis.
  • Deleon da Silva Leandro Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Especialista em Educação e Gestão em Meio Ambiente pela Faculdade Integrada de Várzea Grande. Atualmente é acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT (campus de Rondonópolis) e instrutor da área Ambiental no SENAI.
  • João Fernando Copetti Bohrer Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ictioplâncton, diversidade ictiofaunística e educação ambiental. Trabalha também na área de consultoria ambiental, elaboração de projetos ambientais em geral. Gestão de equipe de fiscalização ambiental e capacitação e prática de educação ambiental. Atualmente é acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT (campus de Rondonópolis).
  • Marcelo Caetano Vacchiano Acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT (campus de Rondonópolis) e promotor de Justiça de Meio Ambiente de Rondonópolis-MT
  • Leandro Bernardo Leite Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso(2007). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza. Atualmente é acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT (campus de Rondonópolis).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.175-203

Palavras-chave:

Ecossistemas Urbanos, Cobertura Vegetal, Qualidade de Vida

Resumo

O presente estudo consiste em uma revisão de literatura realizada com base em 58 obras, no intuito de compreender qual a influência da cobertura vegetal na qualidade de vida nas cidades, qual sua função nos ambientes urbanos, que critérios tem sido empregado para a implantação e que importância se tem dado a cobertura vegetal no ambiente urbano. Assim, pôde-se observar que a cobertura vegetal possui diversos benefícios a vida urbana, sendo um indicador de qualidade ambiental, amenizando inclusive efeitos negativos da urbanização como a poluição. Apesar da cobertura vegetal fornecer diversos serviços ecossistêmicos usufruídos pela população, evidenciou-se que de forma geral a implantação de cobertura vegetal nas cidades não leva em consideração estes serviços, bem como não há grandes preocupações relacionadas a escolha das espécies mais adequadas para cada ambiente, nem mesmo o índice mínimo proposto pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana considera tais fatores. A legislação brasileira deixa a cargos dos municípios a organização de critérios para implantação da cobertura vegetal nas cidades, da mesma forma que a maioria dos municípios tem dado pouca ou nenhuma importância a função das árvores na vida urbana, destacando-se poucas iniciativas neste sentido. Outro fator que chama a atenção é a desigualdade no acesso à qualidade ambiental usufruída pela população, uma vez que a expansão urbana tem tendido a reproduzir padrões cada vez mais adensados que não favorecem a implantação de cobertura vegetal, sobretudo em loteamentos de baixa renda, destinando a população mais pobre a uma menor qualidade ambiental.

Biografia do Autor

Taise Ernestina Prestes Duarte, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis.

Possui graduação em Gestão Ambiental, especialização em Gestão Escolar. Tem experiência na área de Educação, atuando como Tecnica Administrativo Educacional junto à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Atualmente é mestranda em Geografia pela UFMT, onde desenvolve sua pesquisa na linha de Geotécnologias Aplicadas à Análise e Gestão Ambiental, analisando as interferências entre Cobertura Vegetal e Qualidade de Vida em ambientes urbanos.

Fabio Henrique Soares Angeoletto, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Ecologia pela Universidade Autônoma de Madrid (tese aprovada com louvor). Professor do Mestrado em Geografia da UFMT, campus de Rondonópolis.

Jeater Waldemar Maciel Correa Santos, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis.

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996), Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Sensoriamento remoto/SIG pela Universidade de Rennes2 - Rennes - França (2008). Atualmente é professor Associado na Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Curso de Mestrado.

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Duarte, T. E. P., Angeoletto, F. H. S., Correa Santos, J. W. M., Leandro, D. da S., Copetti Bohrer, J. F., Vacchiano, M. C., & Leite, L. B. (2017). O Papel da Cobertura Vegetal nos Ambientes Urbanos e sua Influência na Qualidade de Vida nas Cidades. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 175–203. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.175-203

Edição

Seção

Artigos