Efeito da Redução do IPI no Setor de Construção Civil Brasileiro de 2008 a 2013

Autores

  • Andre Luiz Marques Serrano Universidade de Brasilia
  • Lorena Almeida Campos Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (UnB)
  • Joyce Boreli de Oliveira Universidade de Brasília -UnB
  • Marcelo Driemeyer Wilbert Universidade de Brasília – UnB
  • Raissa Damasceno Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.487-512

Palavras-chave:

Imposto sobre produtos industrializados, Renúncia fiscal, Crise econômica, Construção civil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal verificar a influência da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados sobre o crescimento do setor de construção civil entre os anos de 2008 a 2013, por meio da análise de estatística descritiva e regressão múltipla. Os resultados revelaram que a desoneração do IPI afetou o crescimento do resultado bruto das empresas de construção civil, assim como a maior disponibilidade de financiamento imobiliário no mercado. A contribuição desse estudo é a demonstração da efetividade da política tributária por meio da renúncia fiscal adotada com intuito de minimizar os efeitos da crise econômica.

Biografia do Autor

Andre Luiz Marques Serrano, Universidade de Brasilia

Dr Economia

Lorena Almeida Campos, Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (UnB)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (UnB). Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria - FGV (2010). Especialista em Administração Financeira - Universo (2005). Graduada em Ciências Contábeis - PUC-GO(2002). Sócia do escritório Almeida & Campos - Novos Horizontes Empresariais com atuação na área de Contabilidade e Gestão Empresarial. Possui experiência como docente em cursos de graduação e especialização.

Joyce Boreli de Oliveira, Universidade de Brasília -UnB

Aluna de Mestrado da Universidade de Brasília -UnB. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Auditoria e Controles Internos.

Marcelo Driemeyer Wilbert, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília – UnB. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias (CCA). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE), Universidade de Brasília (UnB)

Raissa Damasceno, Universidade de Brasília – UnB

Aluna de mestrado da Universidade de Brasília no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO com graduação em psicologia na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Serrano, A. L. M., Campos, L. A., Oliveira, J. B. de, Wilbert, M. D., & Damasceno, R. (2018). Efeito da Redução do IPI no Setor de Construção Civil Brasileiro de 2008 a 2013. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 487–512. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.487-512

Edição

Seção

Artigos