A pesquisa em gestão da sustentabilidade ambiental: evolução intelectual e agenda futura a partir de um estudo bibliométrico de citação e cocitação

Autores

  • Marco André Assan Universidade Nacional de Missiones - UNAM - AR
  • Fernando Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP
  • Silvia Regina Meira UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.342-374

Palavras-chave:

gestão da sustentabilidade, meio-ambiente, bibliometria

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a estrutura intelectual que conecta teorias e autores que pesquisam a gestão da sustentabilidade em relação ao desafio das organizações como intuito de propor uma agenda para pesquisa futura no tema. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica a partir dos artigos publicados em periódicos internacionais. Foi realizada uma pesquisa na base de dados “Web of Science – ISI Web Of Knowledge”, considerando quatro periódicos de referência nos anos disponíveis na base: Business Strategy and the Environment (FI=2,877), Corporate social responsibility and environmental management (FI=2,804), Ecological Economics (FI=4,062), Journal of Environmental Economics and Management (FI=3,398). Foi realizada análise bibliométrica sobre o conteúdo estudado nos artigos de gestão da sustentabilidade, identificando os trabalhos mais referenciados, as publicações mais relevantes, e os periódicos da amostra. Foi feita também uma análise de cocitação, demostrando as relações conceituais entre os trabalhos que fundamentam o tema e identificando tendências dos estudos sobre o tema. Os resultados identificam três grandes áreas de estudo: “importância e desafios para a sustentabilidade ambiental”, que está ligada a três fatores da análise fatorial – “alertas, urgência e avaliação da sustentabilidade” (F2), “custos e riscos da não-sutentabilidade” (F4) e “valor dos bens e serviços ambientais” (F5); “crescimento econômico e meio-ambiente” (F1); “sustentabilidade e vantagem competitiva” (F3). O artigo contribui para a melhor contribuição do tema sustentabilidade e para a orientação de pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Marco André Assan, Universidade Nacional de Missiones - UNAM - AR

Marco Assan: Engenheiro Agrônomo pela UFLA – Universidade Federal de Lavras – MG Mestre em Tecnologia Ambiental pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto; Especialista em Administração Rural e Especialista em Gestão Ambiental na Agroindústria pela UFLA - Universidade Federal de Lavras; Especialista em Gestão Ambiental pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas; Doutor em Administração pela Unam - Universidad Nacional de Missones – Facultad de Ciencias Economicas).

 

Fernando Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

Fernando Serra é Doutor em Engenharia pela PUC-Rio. É professor e pesquisador do PPGA da Universidade Nove de Julho. Foi Diretor da HSM Educação. Possui mais de 20 anos de atuação na área de ensino como coordenador de curso, professor e pesquisador, com passagem pelas maiores escolas de negócios do Brasil, na construção de cursos e produtos educacionais para empresas e executivos. Atuou por muitos anos, como professor e palestrante em diversas escolas de negócios e conferências pelo mundo, com passagem em Portugal, Estados Unidos, França e Bangladesh. Em 2012 foi premiado na Índia e reconhecido no World Education Congress como o Top Professor in Strategy. Tem atuado em conselhos, comitês e consultorias em empresas como, mais recentemente: Grupo Herval, Grupo Marista, Grupo UBEC, Prysmian, Grupo Estácio e Grupo GEN,
Serra atua desde 2011 em parceria com Philip Kotler (a maior autoridade em marketing do mundo) e outros 50 Experts Internacionais, no World Marketing Summit, que utiliza ferramentas de estratégia e marketing para promover ações focadas na melhoria de qualidade de vida ao redor do mundo.
É autor de diversos livros nas áreas de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo, tais como: Administração Estratégica, Negócios Internacionais, Ser Empreendedor e O tempo na Sua Vida. A sua pesquisa, relatada em diversos artigos e revistas internacionais, centra-se fundamentalmente na estratégia de empresas, declínio organizacional, papel estratégico das altas gerências, empreendedorismo e, evolução e influência dos estudos de estratégia.
Atuou como executivo e consultor em empresas por mais de 20 anos. Antes de dedicar-se à carreira acadêmica foi executivo de um grade grupo multinacional belga e de empresa industrial em Portugal.

Silvia Regina Meira, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Silvia Meira: Engenheira Agrônoma pela UFLA – Universidade Federal de Lavras – MG; Pós Graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV – COC – São Paulo e Mestranda em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho;

Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess
Diretora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Universidade Nove de Julho - UNINOVE 
http://www.uninove.br/ppgcis

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Assan, M. A., Serra, F. R., Meira, S. R., & Kniess, C. T. (2017). A pesquisa em gestão da sustentabilidade ambiental: evolução intelectual e agenda futura a partir de um estudo bibliométrico de citação e cocitação. Desenvolvimento Em Questão, 16(42), 342–374. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.342-374

Edição

Seção

Artigos