Inovações Sociais como Meio de Promoção do Consumo Sustentável: Possibilidades e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.383-416Palavras-chave:
Consumo Sustentável, Inovação Social, Transformação SocialResumo
A proposta de consumo sustentável como um dos três principais objetivos do desenvolvimento sustentável centra-se no atendimento às necessidades humanas, ao tempo em que busca estabelecer o respeito aos limites do ecossistema. A sociedade civil é protagonista neste processo e pode tanto mobilizar pressões para que as mudanças institucionais necessárias ocorram quanto promover ações bottom-up, como inovações sociais, que buscam apresentar respostas para os problemas sociais e potencializar as localidades e os recursos rumo ao desenvolvimento, através de ações democráticas e participativas que promovam a inclusão social, tais como práticas de formação de redes de comércio justo, cooperativas de alimentos, plataformas de negociação e permuta, bem como a criação de moedas locais. Assim, este ensaio tem como propósito discutir como inovações sociais podem contribuir para a promoção do consumo sustentável, analisando as possibilidades e os desafios inerentes a este processo. Para tanto, em termos metodológicos, foi realizado um ensaio teórico. Os resultados demonstram que inovação social pode auxiliar na promoção do consumo sustentável, uma vez que analisadas sob a perspectiva do contexto social, elas promovem a adoção de novas práticas, novas relações de trabalho, novas formas de produção e consumo que provocam mudanças nas relações sociais e renovam suas relações em termos de sustentabilidade ao aumentar a proporção do consumo realizado fora do mercado convencional, sendo muitas vezes vista como uma contribuição importante para uma vida sustentável a nível local, apesar de enfrentar alguns desafios.
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